A pintura é o meio mais fácil de transformar um espaço. As cores transmitem sensações e deixam cada cômodo mais especial ainda. Se você precisa de dicas para pintar parede de maneira prática, veio ao lugar certo!
Pintar parede é mais simples do que parece. Neste conteúdo a seguir, você confere cinco dicas incríveis para renovar todos os ambientes da casa por meio da pintura.
1) Escolha os equipamentos corretos
Existem vários tipos de equipamentos para pintar as paredes. Só os rolos de pintura são divididos em seis categorias: lã natural, lã mista, lã sintética, espuma, veludo e cabelo de anjo.
Já os os pincéis podem ser encontrados com cerdas pretas, grises, brancas, de pêlo ou de nylon, como o pincel broxa. Você também pode fazer a pintura usando a máquina airless.
É importante escolher os equipamentos corretos porque cada tipo de pincel, rolo ou máquina é indicado para um produto, pintura ou superfície. Você pode encontrar essas informações nos boletins técnicos dos itens. Isso deixa a pintura muito mais prática!
2) Aplique efeitos ou técnicas de pintura para um décor criativo
Quer fugir da pintura lisa e mais simples? Uma das dicas para pintar parede é aplicar efeitos ou técnicas diferenciadas. Existem várias formas de fazer isso, desde lettering até combinação de cores em cada superfície.
A meia-parede é uma técnica muito conhecida. Ela consiste em pintar metade da superfície de uma cor e a outra de outra. Outra possibilidade é o degradê, que reúne vários tons do mesmo matiz em uma escala gradual (do mais claro para o mais escuro ou vice e versa).
Você também pode usar materiais simples, como a fita-crepe, para escrever frases ou demarcar áreas para a pintura. No nosso canal, convidamos o designer e youtuber Paulo Biacchi para mostrar como criar lettering dessa forma. Veja!
3) Use apenas a quantidade necessária de tinta
Recomendamos usar a quantidade necessária de tinta para parede na hora da pintura. Para isso, basta aprender a calcular o volume de produto. Manualmente, você pode seguir o passo a passo abaixo:
- meça a altura e a largura da superfície, usando uma fita métrica;
- multiplique os dois valores;
- some o valor de cada superfície para obter o total do ambiente;
- faça o mesmo cálculo para portas e janelas e subtraia o resultado do valor geral da área;
- use o piso como base para o cálculo do teto.
Se quiser ainda mais praticidade, você pode usar a nossa Calculadora de Tinta. Você fornece os dados para o próprio sistema indicar o galão ideal para a sua pintura. Nos boletins técnicos, você também confere o rendimento de cada produto.
4) Opte pelo produto ideal para cada espaço
Entre as dicas de pintura de parede, uma das que se destaca é escolher o produto ideal para os espaços. Cada um oferece características específicas para a renovação. Em primeiro lugar, veja a indicação de área: interna, externa ou ambas.
Depois, confira os tipos de superfícies em que o produto pode ser aplicado, como alvenaria, madeira, etc. Em seguida, conheça o acabamento. No nosso portfólio, temos três tipos: fosco, acetinado e semi brilho.
Cada um oferece benefícios diferentes para a pintura. O fosco é perfeito para disfarçar pequenas imperfeições. O acetinado dá um toque sofisticado à pintura. Por fim, o semi brilho intensifica as cores e facilita na hora de limpar.
No assunto de dicas para pintar parede, verificar os benefícios do próprio produto, como secagem rápida, proteção antimofo, entre outros, é muito importante. Você também deve prestar atenção à base da tinta escolhida: água ou solvente. A primeira é sustentável e mais prática para quem não tem muita experiência com a pintura.
5) Monte uma paleta com a sua cara
Como pintar parede? É simples! Escolha uma paleta que combine com o seu estilo para ter um ambiente confortável para todos os momentos. Para fazer essa seleção, você pode se inspirar nas sensações explicadas pela psicologia das cores.
Além disso, o círculo cromático reúne todos os matizes visíveis ao olho humano. Nele, é possível extrair algumas combinações de cores:
- complementares: cores de lados opostos no círculo;
- análogas: cores que estão lado a lado no círculo;
- tríade: cores que estão equidistantes no círculo.
Temos várias facilidades para ajudar você a escolher os tons ideais! Os filtros do nosso Guia de Escolha de Cores garantem uma experiência guiada pelo nosso leque. Já o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor permite que você simule o resultado da pintura com poucos cliques, sem sair de casa.
Para um teste ao vivo, você pode usar o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor ou a Tinta Suvinil Teste Sua Cor, que permitem observar o resultado a partir de diferentes incidências de luz ao longo do dia. No Estudo de Tendências, elegemos nossa Cor do Ano e diversas paletas que harmonizam com ela.
Pinte histórias com a gente!
Com as nossas dicas para pintar parede, fica muito mais fácil renovar a sua casa. Se precisar de ajuda profissional, acesse Suvinil Encontre Seu Pintor, insira seu CEP e tenha acesso a diversos profissionais próximos da sua região. Confira!
Imagem de capa: Produtos e detalhes – Tá fácil, tá em casa