Você já deve ter ouvido sobre os tons pastéis: eles estão em alta na moda e na decoração. Por isso, que tal conhecer um pouco mais sobre esse tema? Talvez, essas nuances sejam as suas próximas opções para renovar a casa.
Também conhecidos como “candy colors”, devido à semelhança com doces como marshmallows e algodão-doce, os tons pastéis são considerados minimalistas. Eles receberam esse nome por parecerem com giz pastel. Descubra outras curiosidades!
O que são tons pastéis?
Afinal, o que são tons pastéis? Eles são nuances mais claras e suaves, pois possuem mais branco na composição. Apesar de serem caracterizados como mais pálidos, não perdem a personalidade nem servem apenas para ambientes claros e monocromáticos.

A inspiração acima é um ótimo exemplo disso. As cores Cheiro de Mato, Rio Bonito, Abacaxi, Açucena e Riacho Doce criaram um ambiente divertido, sem pesar o visual.
Conheça os principais tons pastéis
Todas as cores do círculo cromático com alta luminosidade ou grande quantidade de branco na composição podem ser consideradas pastéis. Isso significa que você encontra tons de amarelo, azul, laranja, rosa, roxo e verde, por exemplo.
Geralmente, os tons pastéis são associados às sensações de tranquilidade e calma, mas cada matiz pode ter um significado diferente em um ambiente:
- amarelo: relacionado ao otimismo, conversa com outros tons pastéis e cores mais intensas, como o vermelho;
- azul: é uma excelente opção para quartos de crianças, como o da imagem abaixo, colorido com Conforto. Também vai bem em ambientes profissionais, transmitindo confiança;

- laranja: é considerada uma cor positiva, versátil e até neutra. Pode ser usada como base para outros tons pastéis;
- rosa: é considerada uma cor suave, relacionada a ambientes mais românticos e relaxantes;
- roxo: é conhecida por ser uma cor de comemoração, ideal para a decoração de festas;
- verde: remete à natureza, ao crescimento e à prosperidade.
Como aplicar os tons pastéis na decoração
A decoração candy color não precisa ser feita apenas com objetos. Colorir as paredes com tons pastéis deixa um ambiente mais vivo e moderno.

Apostar em formas geométricas é outra dica para transformar os cômodos da casa. No projeto acima de Duda Senna, o tom Babosa ficou ainda mais charmoso em forma arredondada.
Deixar uma parte da parede com uma candy color e a outra metade com branco cria um ambiente harmonioso. O projeto abaixo da Renata Freitas é um ótimo exemplo disso.

As cores Açucena, Cheiro de Mato e Abacaxi foram usadas em pontos estratégicos, complementando a parede branca.
Os tons pastéis são ótimos para a cozinha. As cadeiras podem misturar rosa, amarelo e verde, por exemplo, criando um ambiente divertido. Essas cores que combinam com tons pastéis também vão bem com objetos de madeira. Por isso, que tal apostar em uma mesa nesse material?
Com a gente, tá fácil, tá em casa!
Decidiu utilizar os tons pastéis na decoração dos ambientes da sua casa? Para facilitar esse processo, monte a paleta ideal pelo nosso Leque de Cores.
No nosso Guia de Cores, você filtra nosso leque a partir do matiz, da sensação e da intensidade que você preferir!
Imagem de capa: Gisele Rampazzo – Cores usadas: Papel Picado e Urucum Tropical