A fissura é um corte na parede, causado por falhas no projeto da construção, materiais errados ou execução da obra. Como os tipos de fissuras em paredes são variados, é preciso entender cada situação para saber como resolver e manter a sua casa mais segura.
Pensando nisso, a Suvinil preparou este artigo com informações sobre os principais exemplos de fissuras. A seguir, você descobre o que causa esse problema e como resolver casos mais simples até os mais difíceis. Saiba mais a seguir!
Principais tipos de fissuras na parede
A fissura na parede é uma abertura na parede Logo abaixo, detalhamos os principais tipos de rachaduras em paredes para você entender como elas são causadas.
Fissura na vertical
Geralmente, a fissura vertical na parede surge pela falta de resistência na argamassa ou no bloco. Outra causa comum do problema é a junção errada de materiais diferentes de alvenaria e concreto. Nesse caso, o serviço deve ser refeito.
Já quando a fissura aparece, mas não evolui, é possível fazer apenas um pequeno reparo na alvenaria da casa. Para isso, basta tirar o revestimento danificado e fazer uma aplicação com tela inserida ou selante elástico.
Fissura na horizontal
As fissuras em paredes na horizontal tendem a surgir na base das superfícies ou próximas ao texto. No último caso, o motivo pode ser a falta de amarração da estrutura com a viga superior. Outra possível causa é o adensamento da argamassa de assentamento.
Se a abertura for próxima à base da parede, a razão do surgimento pode ser infiltração no solo ou recalque do baldrame. Por isso, é importante fazer uma boa impermeabilização do solo antes da construção.
Fissura na diagonal
Normalmente, as trincas na parede na diagonal aparecem próximas a janelas ou portas. Na maioria dos casos, estão relacionadas à carga aplicada na alvenaria ou à falha nas vergas e nas contravergas da construção.
Lembrando que os itens estruturais tem como objetivo superar as movimentações das esquadrias. Entretanto, quando elas não são colocadas da forma certa, podem provocar fissuras.
Fissura de elementos estruturais
As rachaduras formadas em elementos estruturais, como pilares e vigas, são alertas para a qualidade da construção do imóvel. Elas prejudicam a instabilidade da edificação e podem colocar toda a infraestrutura da residência em risco.
Em grande parte das situações, são causadas pelo desgaste da armadura. Pela gravidade, o ideal é que sejam avaliadas por uma equipe técnica e resolvidas o quanto antes.
Qual é a causa da fissura?
Como você pôde perceber, a rachadura em parede representa uma situação simples ou preocupante. De forma geral, ela está ligada à etapa de construção, como pintura, alvenaria e estrutura. Logo abaixo, você confere as principais causas com mais detalhes:
- muita carga na construção: caso o profissional não faça o cálculo certo da distribuição do peso da estrutura, pode acontecer de um lado do imóvel ficar mais pesado que o outro. Nesse caso, o resultado são as fissuras;
- mau posicionamento da fundação: quando a base da construção não é feita da forma certa, a residência pode sofrer movimentações bruscas e afundar no terreno. Assim, surgem aberturas em componentes estruturais;
- reboco errado: com a falta ou a aplicação errada do material, a superfície pode apresentar trincas na parede e na pintura.
Como resolver a fissura na parede?
Agora que você já sabe as causas de vários tipos de trincas em paredes, chegou a hora de descobrir como resolver esse problema. Saiba que se a abertura for superficial, aparecendo só no reboco e na tinta, basta retirar o material da área prejudicada, passar a mistura novamente e fazer a repintura.
Já para casos mais graves, que envolvam os elementos estruturais ou a alvenaria da construção, é necessário acionar um profissional técnico especializado para fazer a avaliação. Em situações como essas, o reparo das rachaduras pode ser feito com o reforço no esqueleto da edificação ou a cobertura da fissura com materiais específicos.
Suvinil: encontre produtos para prevenir e cobrir fissuras!
Agora que já detalhamos os principais tipos de fissuras em paredes, saiba que, na Suvinil, você encontra tudo que precisa para evitar e resolver as trincas. Em nosso catálogo, você pode contar com Suvinil Selatrinca ou a tinta Suvinil Proteção Total, que têm ação eficaz contra aberturas na superfície da parede.
Para finalizar o seu reparo, você também pode escolher mais de 2.000 cores para fazer o acabamento que mais combina com a decoração da sua casa. Para facilitar a sua procura, elas são divididas em seis famílias diferentes: Intensas e Vibrantes, Neutras e Clássicas, Cinzas Neutros, Acentuadas e Acolhedoras, Brancas e Leves e Claras e Suaves.