Para decorar, reformar ou renovar, é muito importante conhecer os principais tipos de acabamento de tinta antes de escolher o ideal. Afinal, esse atributo também influencia diretamente o resultado do projeto.
Então, o que é o acabamento? Basicamente, trata-se do toque final da pintura, ou seja, a aparência que a tinta terá em paredes, madeiras, metais ou outras superfícies. Isso dita o aspecto da cor no ambiente, assim como a durabilidade, a limpeza e o próprio rendimento da tinta.
Ficou interessado e quer saber mais detalhes sobre os principais tipos de acabamento de tinta, assim como as características e os benefícios? Não se preocupe! Continue a leitura e aproveite para garantir dicas sobre como escolher a opção ideal.
Principais tipos de acabamento
O acabamento varia de acordo com cada produto, mas pode ser diferenciado entre três principais tipos: semibrilho, acetinado e fosco. Explicamos como cada um funciona abaixo!
Acabamento semibrilho
O acabamento semibrilho é caracterizado por dar intensidade e brilho às cores da parede. Por isso, é uma excelente alternativa para quem busca por ambientes bem iluminados e com cores mais vivas.
Disponível tanto para áreas internas quanto externas, a tinta semibrilho é indicada para superfícies sem imperfeições, já que costuma destacar esses pontos. Além disso, oferece maior resistência a agentes externos e, consequentemente, maior durabilidade.
Ponto importante: quanto mais brilhante é um acabamento, mais lisa fica a superfície em que ele foi aplicado. Com isso, menos sujeira penetram, o que também facilita a limpeza.
Acabamento acetinado
Ideal para quem deseja dar um toque mais sofisticado aos ambientes, o acabamento acetinado possui um leve brilho, sutil como a seda. Dessa forma, reflete a luz de maneira discreta, transmitindo aconchego.
Entre os tipos de acabamento de tinta, o acetinado é visto como a opção intermediária, que também pode ser aplicada nas áreas internas e externas do lar. Inclusive, por conta da suavidade, é indicada para ambientes com grande passagem e vivência de pessoas, assim como locais que tenham muito contato com móveis.
A tinta acetinada também costuma apresentar boa resistência, o que contribui para a durabilidade. Esse tipo de acabamento normalmente não aceita retoque, mas é fácil de limpar.
Acabamento fosco
O acabamento fosco é um dos tipos mais utilizados, justamente por ajudar a disfarçar pequenas imperfeições nas superfícies. A aparência sem brilho não reflete a luz, o que oferece um toque discreto às decorações.
De fácil aplicação, a tinta fosca aceita retoques, o que é ótimo para quem está começando na pintura. Além disso, pode ser utilizada tanto em ambientes internos, quanto externos.
Ao optar pelo acabamento fosco, também é possível uniformizar as luzes difusas no espaço. Esse tipo normalmente conta com alta cobertura, sendo comum que a pintura fique pronta com apenas duas ou três demãos — entretanto, isso pode variar de acordo com cada produto.
Como escolher o tipo de acabamento?
Agora que você já sabe qual é a diferença de acetinado, fosco e semibrilho, que tal descobrir como escolher a opção ideal entre os tipos de acabamento de tinta? Confira nossas dicas a seguir!
1. Tenha o projeto em mente
Na hora de escolher entre os principais tipos de acabamento de tinta, tenha o projeto em mente. Nesse caso, a ideia é visualizar a área que deseja transformar e tomar as decisões de acordo com o que quer para o resultado final: mais intensidade nas cores ou um aspecto mais sutil?
2. Considere as necessidades do ambiente e o dia a dia
Para escolher o acabamento certo, também é importante considerar as necessidades do ambiente em que a superfície está presente e o dia a dia: o espaço precisa de mais iluminação, suja muito ou recebe um grande número de pessoas e móveis?
3. Verifique o estado das superfícies
Antes de escolher a tinta e o acabamento, também é necessário verificar o estado das superfícies em que o produto será aplicado. Afinal, para garantir os principais atributos, é fundamental que a área esteja livre de problemas, como infiltrações, mofo, trincas, fissuras, etc.
Suvinil: encontre o toque certo para o seu lar!
Depois de se perguntar qual acabamento de tinta escolher e conferir nossas dicas, nada melhor do que conhecer os produtos da Suvinil e encontrar o toque certo para o seu lar, né?! Veja, a seguir!
Suvinil Toque de Luz
A Suvinil Toque de Luz é uma opção para quem busca por uma tinta acrílica com acabamento semibrilho. O produto une intensidade e brilho, ajudando a realçar as cores, iluminar os espaços e oferecer facilidade de limpeza.
Suvinil Toque de Seda
A Suvinil Toque de Seda é a tinta acrílica com acabamento acetinado que confere um toque de sofisticação e serenidade aos espaços. Essa opção também é fácil de limpar e oferece muita praticidade para o dia a dia.
Suvinil Fosco Completo
Com acabamento fosco, a Suvinil Fosco Completo é perfeita para quem deseja dar um toque discreto e moderno aos ambientes. A tinta acrílica oferece excelente cobertura já na primeira demão.
Cores para experimentar!
Para atender a diferentes gostos e estilos de decoração, as tintas da Suvinil estão disponíveis em um leque com mais de 2.000 cores. Além das opções pré-fabricadas, a marca foi pioneira ao aderir o sistema SelfColor tanto na loja digital, quanto na física.
Esse sistema consiste em obter cores personalizadas por um processo de mistura entre o pigmento e a tinta-base. Dessa forma, é possível encontrar o acabamento ideal juntamente da sua cor favorita.
Na hora de escolher o tom, você pode experimentar diferentes matizes, subdivididas em famílias: Cinzas Neutros, Brancas e Leves, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes, Acentuadas e Acolhedoras, além das Neutras e Clássicas.
Com tantos detalhes, fica mais fácil escolher entre os principais tipos de acabamento de tinta, né?! Então, não deixe de conferir os produtos disponíveis no portfólio da Suvinil e aproveite!