A madeira é um material que requer alguns cuidados, especialmente ao receber uma nova pintura. Nesse caso, usar a tinta e as técnicas corretas garante que a superfície tenha a maior qualidade possível. Por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre como pintar madeira crua.
Quer saber como pintar madeira pela primeira vez? A Suvinil pode ajudar. Confira um passo a passo para lidar com esse material, vendo o que precisa ser feito para garantir uma pintura de qualidade sem danificar as estruturas!
1. Comece lixando a madeira
Um dos principais cuidados com a madeira é lixá-la antes de começar a aplicar qualquer produto. Isso ajuda a eliminar farpas e possíveis imperfeições que podem atrapalhar na hora de passar a tinta e, principalmente, preservar a pintura futuramente.
As lixas são divididas em números. A lógica aplicada é a seguinte: quanto menor o número for, mais grossa é a lixa. Em geral, para a madeira, são utilizadas as versões entre 180 a 240 de granulação. A principal dica para aprender como pintar madeira crua é sempre lixar no sentido dos veios para evitar a presença de arranhões.
2. Limpe a superfície e o ambiente
Ao lixar, você vai notar que muito pó fica acumulado na superfície e no ambiente. Por isso, antes de continuar, limpe o ambiente. Isso evita retrabalhos e imperfeições na aplicação da tinta. Durante esse momento, você pode checar se está tudo certo com a madeira.
Não deixe de proteger outras partes do ambiente. Se for pintar uma porta, por exemplo, demarque a área com fita adesiva para evitar que os produtos sujem um pedaço indesejado. Com tudo limpo e protegido, pode prosseguir para o próximo passo.
3. Use nivelador e massa para madeira
Agora que já sabe qual é a melhor lixa para madeira e como cuidar do ambiente, está na hora de começar a aplicar os produtos. O primeiro é o nivelador, que serve para deixar o acabamento com mais qualidade. Na Suvinil, há o Fundo Branco Fosco, ótima opção para esse passo.
Em seguida, use uma massa para cobrir rachaduras e imperfeições. Espere ambos produtos secarem, inclusive na aplicação entre um e outro. Depois, está na hora de lixar a superfície e limpar novamente para garantir o melhor resultado possível.
4. Hora de pintar
Você já sabe o que passar na madeira antes de pintar. Agora, está na hora de conhecer as duas alternativas para pintura: aplicação do verniz ou do esmalte. A primeira opção é bacana para quem quer preservar o visual natural da madeira.
O verniz é um produto transparente que realça a cor e ainda ajuda a preservar ainda mais a superfície. Por sua vez, o esmalte traz uma nova aparência colorida para a área pintada. Existem opções específicas para a aplicação na madeira, como o Esmalte Suvinil Cor & Proteção Brilhante.
Na maioria das vezes, é preciso diluir os produtos antes de começar a aplicar. Você precisa conferir as instruções do fabricante sobre a quantidade de solvente ou água usada por litro de tinta. Antes de colocar o diluidor, agite bem a tinta. Depois, misture tudo na lata ou no galão mesmo.
Sempre aplique a tinta no mesmo sentido e respeite o tempo de secagem indicado pelo fabricante, tanto para demãos quanto para o resultado final. Também veja qual é o número necessário de demãos para garantir a melhor qualidade da pintura.
Dicas extras para a pintura
Se tiver alguma dúvida sobre a quantidade de tinta necessária para o espaço desejado, vale utilizar ferramentas que ajudam a fazer esse cálculo. Na calculadora de tinta da Suvinil, você coloca as medidas e obtém o melhor tamanho para a sua pintura.
Sabendo que, para pintar madeira precisa lixar, esse produto já está na sua lista de acessórios para pintura. No caso da aplicação da tinta, você pode usar um rolo, um pincel ou até uma pistola de tinta. Vale checar se o fabricante indica algum item específico para isso.
Pinte suas madeiras com a Suvinil!
Viu só? É fácil aprender como pintar madeira crua. Aqui, na Suvinil, há vários produtos para a aplicação nesse tipo de material. Desde vernizes até esmaltes e óleos, a seção de madeira tem tudo que você precisa para renovar as superfícies da sua casa.
Você sabia que a Suvinil tem um leque de cores? Nele, há seis famílias: Neutras e Clássicas, Acentuadas e Acolhedoras, Intensas e Vibrantes, Brancas e Leves, Claras e Suaves e Cinzas Neutros. Assim, você encontra a cor ideal para a sua madeira com muito mais praticidade. Acesse e confira!
Imagem de capa: RED Produção Audiovisual