Na hora de pintar madeiras e metais, podem surgir muitas dúvidas relacionadas aos tipos de produtos. Afinal, o objetivo é garantir qualidade, durabilidade e beleza para toda a casa. Um dos questionamentos mais comuns é sobre a diferença entre tinta à base de água e solvente.
Para solucionar essa dúvida, a Suvinil reuniu um guia completo sobre esses dois produtos. Por aqui, vamos explicar um pouco mais sobre cada um, listar algumas diferenças e ainda mostrar mitos que podem estar relacionados a elas. Veja mais a seguir!
As diferenças entre água e solvente
Por mais que esteja disponível na mesma cor, a base das tintas faz toda a diferença na pintura. Isso porque ela influencia diretamente a praticidade para concluir a tarefa e o acabamento. Como o próprio nome sugere, a tinta à base de água tem água na composição.
Já as tintas à base de solvente contam com esse produto orgânico na composição. Nesse sentido, já é possível perceber uma das diferenças mais importantes sobre elas: a diluição.
No caso da base aquosa, se precisar diluir, será feito com água. Com solvente, a diluição é feita com aguarrás. Outro ponto que diferencia esses dois produtos é a sustentabilidade. Afinal, o futuro do planeta requer preocupação, não é mesmo?
Tintas à base de água emitem menos poluentes que as outras, o que é superpositivo para o meio ambiente. Além disso, a limpeza dos acessórios utilizados na base aquosa pode ser feita com água mesmo, sem a necessidade da adição de solventes. Por fim, essa composição da tinta tem pouco ou quase nenhum odor, ao contrário da base de solvente.
Conheça alguns mitos relacionados à escolha das tintas
É muito comum fazer uma pesquisa antes de escolher os produtos utilizados na pintura das casas. Isso porque o propósito é conseguir o melhor resultado possível, especialmente em áreas mais delicadas, como paredes externas, janelas e até móveis.
Durante a pesquisa, podem aparecer alguns mitos relacionados à diferença entre tinta à base de água e solvente, principalmente no caso da base aquosa, que ainda é muito nova para algumas pessoas. A seguir, vamos desmistificar esses conceitos e facilitar a escolha.
1. Duração
Um dos principais mitos em relação à composição química das tintas à base de água é a durabilidade. Muitas pessoas acreditam que ela tenha uma duração menor que a solvente por conta da consistência. Porém, isso é uma concepção errônea. As duas entregam a mesma qualidade nesse sentido.
2. Qualidade
Outro mito sobre a diferença entre tinta esmalte à base de água e solvente está na qualidade. É comum ouvir que a primeira não tem o mesmo nivelamento que a segunda, além de descascar mais rápido e não oferecer tanta cobertura.
Todas essas afirmações são equivocadas. Os produtos têm tecnologias diferentes e o mais importante é seguir à risca as instruções de uso, desde o tempo de secagem entre demãos até a necessidade de uma base antes da aplicação da tinta.
3. Aplicação
Em relação à aplicação, não existem restrições nas superfícies que podem receber a tinta à base de água, ao contrário do que muitos pensam. Ela pode ser aplicada tanto em metal quanto em madeira, além de servir para áreas pequenas e grandes.
Outro ponto é a aplicação sobre uma base de solvente. Esse é outro mito relacionado à base aquosa, que com o esmalte Suvinil + Prático base de água pode ser aplicada por cima da outra. O único cuidado é preparar a superfície conforme as instruções do produto.
4. Impermeabilidade
Engana-se quem acredita que a tinta à base de água não garante impermeabilidade para a superfície aplicada. Esse é um conceito comum justamente pela composição aquosa. Porém, se for aplicada corretamente, ela protege as paredes da chuva e do mofo.
5. Alastramento
Você já ouviu falar no conceito do alastramento? É a capacidade que uma tinta possui de espalhar pela superfície. Isso vale tanto para aplicação com pincel quanto com rolo. Quando aplicada corretamente, a tinta à base de água tem bom alastramento. Viu só? Outro mito solucionado.
6. Secagem
Outra desvantagem que as pessoas acreditam que a tinta à base de água tem é a secagem mais demorada. Isso é um conceito do passado. Hoje em dia, ela oferece uma pintura de qualidade no mesmo tempo que a de base solvente. Basta respeitar o tempo de secagem entre demãos e esperar o resultado.
Deixe sua casa mais colorida com a Suvinil!
Viu só? É muito fácil entender a diferença entre tinta à base de água e solvente. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, acesse a Suvinil. Por aqui, temos o nosso Leque de Cores, dividido nas famílias: Acentuadas e Acolhedoras, Brancas e Leves, Cinzas Neutros, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes e Neutras e Clássicas. Confira e escolha a sua!
Imagem de capa: Raquel – Histórias de Casa.