Matéria por: Casa de Valentina
Escolher as cores para quarto masculino pode ser um grande desafio. Afinal, esse cômodo da casa deve prezar por tons aconchegantes e perfeitos para uma noite tranquila de sono. Ao mesmo tempo, é importante que ele reflita a personalidade e o estilo do morador.
Separamos três passos com dicas preciosas para você encontrar os tons certos e criar uma aura masculina no quarto.
Pense em tons sóbrios e modernos
Muitas vezes, a paleta de cores de tinta para quarto masculino é associada ao azul e ao branco. Apesar dessas cores serem clássicas para esse ambiente e funcionarem muito bem juntas, é possível fugir do usual e deixar o cômodo mais interessante com uma combinação abrangente.
Que tal apostar no cinza e no marrom? Esses tons sóbrios carregam um toque moderno e atual. As cores escuras podem ser grandes aliadas na hora de dar mais impacto ao cômodo.
Porém, para elas não pesarem no ambiente, uma boa dica é fazer combinações com as mais claras, perfeitas para transmitir a sensação de amplitude. O azul e o cinza formam uma boa dupla, enquanto o marrom complementa o verde e o branco.
Escolha o estilo do quarto e as cores que mais combinam com ele
Caso ainda esteja em dúvida sobre quais cores para quarto masculino jovem ou adulto mais combinam com o que você procura, uma ótima dica é pensar no estilo de decoração do cômodo. Afinal, cada um costuma carregar uma paleta diferente.
No estilo clássico, o mais comum é encontrar cores voltadas para o branco, o bege ou o azul-marinho. É interessante apostar em boiseries, molduras aplicadas em gesso na parede, na mesma cor que o fundo, criando unidade e reforçando a atemporalidade. No estilo industrial, o cinza prevalece, mas nada impede de acrescentar azul-metalizado ou laranja-queimado, que lembre tijolinhos.
O verde é uma ótima cor para o ambiente, já que se encaixa em diversos estilos quando aplicado da maneira correta. Mesmo assim, pense em usá-lo com moderação: em vez da pintura de quarto masculino ser inteira nessa cor, aposte em metade dela, criando o efeito de “rodameio”, uma espécie de rodapé. Além de dar uma aparência elegante ao cômodo, o rodameio é uma opção econômica e fácil de aplicar.
Outra alternativa é pintar uma das quatro paredes do quarto de verde, criando profundidade. Adicionar plantinhas, como samambaias e trepadeiras, cria uma estética biofílica ao quarto, tendência atual.
Aposte em pontos de cor para dar vida ao quarto masculino
Não são apenas o azul, o branco e o cinza são consideradas as melhores cores para quarto masculino. Na verdade, o cômodo fica ainda mais interessante visualmente quando outros tons são acrescentados a ele.
Dominar a paleta de cores e criar uma combinação harmoniosa pode parecer difícil, mas há diversas ferramentas para prever se os tons escolhidos combinam entre si. A mais famosa delas é o círculo cromático.
Círculo cromático
O círculo cromático é composto por 12 cores formadas a partir das 3 primárias: amarelo, azul e vermelho. Por meio de mistura, surgem as secundárias: laranja, roxo e verde. Misturando as primárias com as secundárias, há as terciárias: amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado, azul-arroxeado, vermelho-arroxeado e vermelho-alaranjado. Após as terciárias, o infinito é o limite!
Como delimitar as cores e saber quais combinam entre si? A melhor maneira é dividi-las em categorias: monocromáticas, análogas ou complementares.
Quarto monocromático
Se você quer um quarto masculino monocromático, opte por uma só cor para todas as paredes. Aqui, vale a pena usar as dicas já mencionadas, incluindo a das boiseries na mesma cor da parede, no estilo clássico.
É importante mensurar a dimensão do quarto e apostar em tons claros, caso a metragem seja limitada, como o azul-claro. O azul-escuro serve para metragens maiores. Pintar o quarto masculino de cinza-claro também é uma boa opção.
Cores análogas
Para um quarto composto por cores análogas, observe os tons que estão lado a lado no círculo cromático. Caso você escolha verde para a parede, é interessante acrescentar pontos de amarelo e laranja, por exemplo. Nuances frias geram a sensação de sofisticação e formalidade, enquanto tons mais quentes sugerem descontração.
Cores complementares
Cores complementares devem ser trabalhadas com base no contraste entre si, pois ocupam posições opostas no círculo cromático. Aqui, você encontra combinações interessantes para o quarto masculino, como azul e laranja, amarelo e roxo, e verde e vermelho.
Considerando o quarto, é importante equilibrar os tons, assim como buscar a harmonia entre as cores das paredes, o estilo da decoração e a personalidade do morador.
Rodameios, listras, boiseries e artifícios do gênero adicionam pontos de cor no quarto masculino para o resultado ficar ainda mais completo. Afinal, escape à ideia de que, por ser masculino, ele não pode ter uma gama tão extensa de cores.
Dê cores às suas histórias com as nossas tintas!
Gostou das dicas? Cada caso é um caso, assim como a percepção do masculino é individual, mas já é possível ter uma melhor noção das ferramentas usadas para pensar nas cores ideais para o quarto masculino e abrir caminho para a sua criatividade! Agora, é só botar a mão na massa.
Aproveite e conheça as nossas tintas! O nosso Leque Digital é recheado de opções para quarto masculino que se encaixam perfeitamente com o que você procura. Não deixe de visitar o site e dar cores às suas histórias!