Tinta acrílica X tinta esmalte
A tinta acrílica é a melhor opção para pintar a parede. Ela é produzida com resina acrílica, impermeável e resistente ao mofo. Uma das principais características é a versatilidade dos acabamentos, que vão desde o acetinado e o fosco até o semibrilho.
Já a tinta esmalte é ideal para pintar madeira. Ela pode ser feita à base de solvente ou água, o que confere maior resistência e durabilidade na superfície. Você encontra opções inodoros ou que deixam um leve cheiro no espaço. O acabamento brilhante é tradicional, mas também há versões com resultado acetinado ou fosco.
Qual é a melhor tinta para madeira?
Agora que você já sabe que pintar madeira com tinta de parede não é a melhor opção, que tal se informar sobre as tintas ideais para esse tipo de superfície? Como dissemos, a tinta esmalte é a mais indicada, mas as opções não param por aí.
Além dela, o verniz é compatível com as superfícies de madeira. Ele é excelente para dar acabamento e proteção para o material. Adiciona uma camada protetora sobre ele, deixando-o mais resistente, durável e bonito.
O objetivo é obter o melhor resultado possível para a pintura, com excelente durabilidade, sem riscos de prejudicar o aspecto natural da superfície. Confira as tintas para pintar madeira disponíveis no nosso site.
Proteger e colorir
Separamos as tintas para madeira em duas categorias. A primeira é “proteger e colorir”. Nela, você encontra diferentes tipos de tinta esmalte, como o Esmalte Pintou Secou, o Esmalte Grafite, o Esmalte Cor e Proteção, e o Esmalte Seca Rápido.
Proteger e manter o aspecto natural da madeira
A finalidade dessa categoria é manter o aspecto natural da madeira e proteger a superfície. Você pode optar por produtos voltados para o deck de piscina, que requer uma proteção um pouco maior, já que está diretamente em contato com a água. Verniz Proteção Máxima Deck e Stain Protetor dão conta do recado.
Caso a superfície não seja um deck de piscina, há opções incríveis de tintas para madeira. Madeira Protegida, Verniz Longa Duração, Verniz Seca Rápido, Verniz Tinta & Protege, Verniz Tripla Proteção e Verniz Proteção Básica são sugestões que não devem ficar de fora do seu radar.
Como pintar a madeira?
Tendo visto as melhores opções de tinta para esse tipo de material, que tal aprender como pintar madeira? Esse processo é dividido em três etapas muito simples.
Preparação da superfície
O primeiro passo é preparar a superfície. Comece protegendo com papel-pardo ou fita crepe, impedindo que a tinta escape para outros locais. Independentemente do tipo de madeira (nova ou repintura), não deixe de lixar no sentido dos veios.
Lembre de utilizar o material de proteção necessário para você, ou seja, óculos de proteção, máscara, sapatos fechados, etc. A sua segurança é tão importante quanto a do seu ambiente.
Superfícies novas
O processo para as novas superfícies de madeira é um pouco diferente. Depois de preparar a madeira, a recomendação é aplicar o Fundo Seca Rápido, que dá aderência ao material e prepara para receber a tinta.
Pintura da madeira
Nada de utilizar tinta para parede na pintura da madeira! Primeiro, caso seja necessário, dilua o produto de acordo com as instruções do boletim técnico. Despeje a tinta em uma bandeja. Utilize uma trincha para pintar os cantos e um rolo para as regiões maiores.
Deixe secar seguindo o tempo indicado no boletim técnico. Recomendamos aplicar de duas a três demãos de tinta para o resultado ser ainda mais eficiente.
Dê cores às suas histórias com as nossas tintas para madeira
Esperamos ter respondido à questão “posso pintar madeira com tinta de parede?” e ajudado você a encontrar a melhor tinta para a sua casa. Agora, não deixe de visitar o site e checar o nosso Leque de Cores com mais de 2.000 opções para pintar objetos e superfícies!