Está pensando em dar mais vida para as paredes da sua casa, mas bateu aquela indecisão e não sabe quais cores escolher? Que tal investir em uma pintura orgânica com diferentes tons e formas?
Verdadeira tendência de decoração, a pintura orgânica se popularizou durante a pandemia e consiste na utilização de formas naturais e fluidas sem delimitações, para garantir composição única para os ambientes — ou seja, uma proposta criativa para fugir do óbvio e soltar a imaginação.
Interessou-se e ficou com vontade de apostar nesse estilo? Não se preocupe! Neste artigo, você encontra um passo a passo prático para investir na técnica, assim como algumas inspirações. Confira!
Como fazer pintura orgânica nas paredes de casa?
Por desviar dos traços perfeitos e das linhas calculadas, a pintura orgânica se tornou uma excelente opção para quem deseja colocar a mão na massa e se arriscar. Porém, apesar de parecer fácil, é necessário seguir alguns passos para torná-la uma realidade.
Por isso, se você deseja soltar a imaginação e garantir uma parede com pintura orgânica, repleta de desenhos e formas, nada é melhor que conferir o nosso passo a passo prático, recheado de dicas. Veja!
1. Busque por referências
Buscar referências em sites e redes sociais é uma excelente forma de escolher o estilo que deseja para a decoração do seu lar. Assim, você pode ter um direcionamento para iniciar seu projeto, com ideais de formas, cores e desenhos para pintura orgânica.
Normalmente, em uma pintura orgânica, utiliza-se folhas, flores e outras formas naturais, assim como círculos imperfeitos e “manchas de pincel”. Entretanto, não há regras, então você pode explorar diversas combinações.
2. Passe suas ideias para o papel
De acordo com suas referências, você já pode começar a colocar as ideias no papel. Nesse momento, é possível escolher as formas que deseja e, com base nas dimensões da superfície, definir como distribuí-las pelo espaço.
Nossa sugestão é realmente esboçar o projeto antes de realizar a pintura orgânica na parede. Dessa forma, você pode visualizar a composição como um todo e certificar-se de que o resultado sairá como desejado.
3. Defina as cores e separe
Outro ponto para se considerar na hora de investir em uma pintura orgânica são as cores (tanto do fundo quanto das formas). Nesse conceito, os tons “candy” são os queridinhos, da mesma forma que as variações de verde, mas você pode escolher uma paleta que combine com seu estilo!
Uma boa dica é procurar por tonalidades que, apesar de contrastarem, conversem entre si — para isso, você pode utilizar o círculo cromático. Se quiser algumas inspirações, também vale dar uma olhada no leque de cores da Suvinil, que é subdividido por tons e sensações.
4. Prepare a superfície
Ao definir as cores, você já pode completar seu esboço e então, preparar a superfície para a pintura. Nessa etapa, observe bem e verifique se a parede não apresenta problemas como mofo e infiltrações, que podem interferir diretamente na performance da tinta.
Caso note algum problema, trate-o antes de começar a pintar. Feito isso, isole o espaço e garanta que a superfície esteja bem limpa e seca, lixe-a para deixá-la uniforme e retire o pó com um pano úmido.
5. Coloque a mão na massa!
Após preparar a superfície, você já pode colocar a mão na massa. Para isso, comece aplicando o fundo da sua pintura orgânica com ajuda de um rolo e espere secar por completo. Com isso, pegue um lápis e faça um rascunho das formas na parede, depois preencha-as com a ajuda de um pincel.
Você também pode começar a aplicação fazendo as formas, preenchendo-as e, depois, aplicando o fundo nos espaços vazios. Na hora de colorir, a dica é apostar na tinta para parede Suvinil Criativa, que é fácil de aplicar, oferece acabamento fosco, baixo respingamento, secagem rápida, mais 2.000 cores para explorar e já sai da fábrica pronta para uso.
Ideias de pintura orgânica para se inspirar!
Agora que você já sabe como realizar uma pintura orgânica no quarto, na sala e em outros cômodos do seu lar, nada é melhor que ver algumas ideias para se inspirar, né? Confira a seguir!
Mural Savage com @ohmadesign
Criado pelo Ohma Design, o Mural Savage é uma pintura orgânica feita com tons quentes e frios que representam o amor pela natureza e pelos animais. A composição utiliza as cores Suvinil Calda de Maple, Pão de Ló, Contemplação e Tubarão Cinza, que oferecem um toque equilibrado e sereno para o espaço.
Mural Abstrato com @doedu.co
O Mural Abstrato feito por Edu Mendes é uma pintura orgânica que utiliza elementos desconstruídos para criar uma unidade decorativa. Moderna e criativa, a composição foi preenchida com as cores Capim Dourado, Rock‘n Roll, Tubarão Cinza, Túnel de Concreto no efeito Cimento Queimado e Vermelho Contemporâneo.
Suvinil: tudo o que você precisa para colorir histórias
Gostou das dicas e inspirações? Então, que tal incluir uma pintura orgânica na sua decoração? Garanta tudo o que precisa no nosso catálogo online e siga o passo a passo!