Você sabia que as cores transmitem sensações? Cada tom passa uma mensagem diferente ao ser captado pelos sentidos. Por isso, escolher a melhor paleta de cores para casa deixa os ambientes mais aconchegantes e renovados.
Você sabe o que é uma paleta de cores para apartamento ou casa, como escolher os melhores tons para o lar e qual é a influência dessa escolha na harmonia dos espaços? É isso que a Suvinil vai te contar no conteúdo a seguir. Confira!
O que é a paleta de cores?
Diferentes tons têm papel central na decoração do lar. Afinal, é por meio deles que você combina as paredes, os móveis e os objetivos decorativos. A paleta de cores para casa nada mais é que um conjunto pré-selecionado para dar identidade aos ambientes e transmitir sensações.
A paleta de cores de tinta de parede, objetivos decorativos e móveis é fundamental para determinar o estilo do décor dos cômodos. Uma decoração retrô, por exemplo, aposta em tons de azul, vermelho e roxo. Já a minimalista conta com marrom, branco e cinza.
Com essa definição, você já consegue perceber a importância de escolher uma paleta de cores para casa. Com os tons certos, os ambientes tornam-se mais aconchegantes e confortáveis para todos, principalmente quando aliados a outros fatores, como a iluminação.
A escolha das tonalidades ideais não precisa ser repetida em toda a casa. Você pode escolher uma paleta de cores para quarto de casal e outras para cozinha, sala e área externa. Nesse sentido, os tons ajudam a transmitir ainda mais a finalidade do cômodo.
Conheça a divisão das cores
Você sabe qual é a diferença entre cores análogas e complementares, primárias, secundárias e terciárias? Essas definições auxiliam na hora de definir a paleta da sua casa.
As primárias representam o vermelho, o azul e o amarelo. Essas três cores servem como base para verde, laranja e roxo, chamadas de secundárias. As terciárias são aquelas que resultam da mistura de um tom primário com um secundário.
Já as cores complementares e análogas estão profundamente ligadas ao chamado “círculo cromático”. Ele é dividido em doze partes para representar as cores perceptíveis aos olhos humanos. É muito utilizado para auxiliar na decoração dos ambientes
Os tons complementares estão em lados opostos do círculo e têm mais contraste entre si, como vermelho e verde. Já as cores análogas estão próximas no círculo, como laranja e amarelo.
Confira 4 dicas para escolher a paleta de cores da sua casa
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da paleta e as divisões dos tons, está na hora de escolher a combinação de cores da sua casa. Para te ajudar, reunimos quatro dicas práticas a seguir.
1. Defina as cores e os tons
O primeiro passo para escolher a melhor paleta é definir apenas as cores que serão utilizadas, não os tons específicos. Isso porque cada uma delas tem uma infinidade de tonalidades diferentes. Estabelecer um padrão logo de cara pode limitar o projeto.
2. Aposte em cores com memória afetiva
Você já pensou que as cores podem criar marcas que ficam enraizadas na memória? As possibilidades são infinitas: a cor do seu livro preferido, daquele brinquedo que você não largava na infância, do prato que os pais ou os avós preparavam. Por isso, ao escolher sua paleta, vale revisitar esses momentos e descobrir quais cores inspiram a sensação de felicidade e conforto.
3. Fique atento à luz e ao ambiente
Nos ambientes, uma paleta com quatro a cinco cores funciona perfeitamente. É importante ter em mente que a iluminação também influencia o tom daquela cor, ficando mais clara ou mais escura. Além disso, ambientes pequenos combinam mais com tonalidades claras, que trazem a sensação de amplitude.
4. Teste as cores em ferramentas digitais
A tecnologia é uma grande aliada na hora de escolher sua paleta de cores para casa, sabia? Hoje, existem ferramentas digitais que permitem testar as tonalidades escolhidas. O APP Suvinil é uma ótima opção, contando com mais de seis ambientes para os testes.
Encontre sua paleta de cores com a Suvinil!
Viu só? É muito fácil encontrar a sua paleta de cores para casa. No Leque de Cores da Suvinil, é bem simples definir as tonalidades ideais para os ambientes. Ele é subdividido nas famílias: Acentuadas e Acolhedoras, Brancas e Leves, Claras e Suaves, Cinzas Neutros, Intensas e Vibrantes e Neutras e Clássicas. Venha conhecer as cores do seu lar!