Na hora de decorar o lar, o principal desafio é escolher as tonalidades certas. A harmonia das cores nos ajuda na hora de gerar equilíbrio entre as cores e deixar o ambiente mais agradável.
Então, como criar uma harmonia das cores em casa? Para ajudar, trouxemos algumas dicas e inspirações. Confira!
Utilize o círculo cromático para fazer combinações
Utilizar o círculo cromático para a harmonia das cores é uma excelente ideia. Ele reúne os tons e ajuda a identificar combinações.
A ferramenta é dividida em 12 partes, com 3 cores primárias (amarelo, azul e vermelho), 3 secundárias (laranja, violeta e verde) e 6 terciárias (amarelo-esverdeado, azul-violeta, laranja-amarelado, verde-azulado, vermelho-alaranjado e vermelho-violeta). A seguir, confira as principais possibilidades de combinações:
- cores complementares: estão em lados opostos no círculo, como o verde e o roxo. Ao serem combinadas, geram harmonia complementar, a partir do contraste;
- cores análogas: presentes lado a lado no círculo, como o rosa e o laranja. Criam harmonia análoga de cores, entregando equilíbrio ao ambiente, porque contam com as mesmas saturação e luminosidade;
- tríade: é a combinação entre três cores equidistantes no círculo, formando um triângulo. É ótima para decorações mais ousadas e criativas. Você pode apostar no verde, no vermelho e no amarelo, por exemplo;
- combinação monocromática: usa nuances do mesmo matiz, sendo outra possibilidade que o círculo cromático traz para as harmonias de cores. Nesse tipo de combinação, você pode explorar a saturação das tonalidades, indo da mais escura para a mais clara, por exemplo.
Inspire-se no home office com cores equidistantes
A imagem abaixo mostra a decoração de um quarto/home office feito por Amanda Sequin. Ela utilizou duas cores equidistantes no círculo cromático: o verde Eclipse e o laranja Duna.
Eclipse remete à esperança. Apesar de ser um tom vivo, também traz aconchego e natureza para o ambiente. A tonalidade foi aplicada na parede mais próxima das plantas. Nas outras paredes, Duna dá um toque delicado. A nuance é considerada empoeirada e quente.
Tudo foi minimamente pensado para deixar as cores em harmonia. O amadeirado do piso combinou perfeitamente com a mesa de home office, o sofá em um tom de bege e o tapete colorido. Além disso, a cortina tem tonalidade bem semelhante a de Duna, dando ideia de continuidade.
Inspire-se na cozinha com tríade de cores
Quer uma ideia para ousar na decoração da cozinha? Na imagem abaixo, você observa um ambiente bem colorido, composto pelo azul-claro Azulejo de Casa na lateral do armário, na porta e em uma das cadeiras da mesa.
O branco no piso e na parede lateral criou uma harmonia com o rosa da parede no fundo e a madeira clara dos armários. A mesa também contribui para o equilíbrio de cores no ambiente, já que tem superfície branca e pernas em um amadeirado mais voltado para o marrom vibrante.
A cadeira amarela, a geladeira de inox e o lustre preto com branco também ficaram excelentes no local. Os quadros do fundo têm tons bem semelhantes ao da parede rosa. Os enfeites pendurados na prateleira proporcionam mais vivacidade ao local.
Inspire-se no quarto com cores neutras e saturadas
Cores neutras e saturadas também combinam perfeitamente, dando mais equilíbrio ao ambiente. No projeto do quarto infantil da imagem, Duda Senna deixou a parede bicolor. Para isso, utilizou Coala na parte de baixo e Selva de Pedra na parte de cima.
O tom de marrom com saturação mediana da parte de baixo da superfície é responsável por transmitir conforto, fantasia e criatividade. Já o cinza da parte de cima tem uma aparência mais urbana e industrial, deixando o ambiente mais rústico.
Duda trouxe harmonia para as cores, combinando-as com as nuances presentes nos móveis do cômodo. A poltrona e o tapete são cinza, por exemplo, mesmo matiz de Selva de Pedra.
Já a madeira marrom do berço e da cama combina perfeitamente com nossa cor Coala. As prateleiras também pertencem ao matiz, com menos intensidade. O verde-claro das plantas e do móvel perto da poltrona traz um pouco de natureza.
Escolha um ponto de partida para decorar seu lar
Quer renovar a sua casa por completo? Escolha um cômodo como ponto de partida para criar a harmonia das cores. Zizi Carderari deu essa dica quando mostrou a decoração completa do próprio lar para Lufe Gomes em nosso YouTube. Confira o vídeo completo e aproveite para se inspirar.
Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!
Após descobrir como gerar harmonia das cores nos ambientes, conte com as nossas facilidades para escolher as melhores nuances para o seu projeto. No Guia de Escolha de Cores, você seleciona o matiz, a saturação e as sensações desejadas.
No Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor, você simula virtualmente o resultado da pintura. Se quiser ver como o tom fica direto na sua parede, ao vivo, use o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor ou a Tinta Suvinil Teste Sua Cor.
Imagem de capa: Daniel Virgnio – Cores: Branco e Perfume Francês