Muitas dúvidas podem surgir sobre como pintar os ambientes da casa de maneira prática e simples. Para isso, existem algumas dicas de pinturas de paredes que podem facilitar esse momento e garantir a aparência perfeita. A seguir, a Suvinil trouxe cinco sugestões incríveis.
1. Proteja o ambiente
Uma das principais dicas para pintar paredes é proteger o ambiente onde o processo será feito. Isso não diz respeito apenas a móveis e objetos decorativos, que não podem ser retirados do espaço em muitos casos, mas a outras paredes, teto e piso que não receberão a mesma tinta da superfície desejada.
É muito comum que o piso seja forrado com uma lona plástica. Nesse caso, é importante prender as extremidades para evitar que soltem ou deixem escapar alguns respingos. Também há a alternativa de usar papelão, um material fácil de encontrar.
É bacana cobrir maçanetas e dobradiças com papel-alumínio. Além de evitar que a tinta caia na estrutura, ele ajuda a manter o brilho original da superfície. Reúna todos os móveis e objetos decorativos em um ponto do ambiente afastado da parede a ser pintada. Cubra-os com lona plástica ou até plástico-bolha.
2. Demarque a área desejada
Um dos mais úteis truques de pintura de parede para quem está começando é demarcar a área desejada. Isso significa colocar uma divisória entre a parede a ser pintada e as outras partes do cômodo, como teto, piso e demais paredes. A melhor maneira de fazer isso é utilizando uma fita adesiva ou crepe.
Para garantir a melhor forma de pintar parede, é importante escolher uma fita de qualidade e que não solte durante o processo de pintura. Além disso, faça a marcação bem certinha na área desejada, sem colocar fita sobre a superfície a ser pintada ou deixar uma parte que não será descoberta.
Das dicas de pintura de paredes, essa também vale para rodapés e quinas, principalmente se forem mais elaborados ou parte da decoração do ambiente. O truque também é válido caso você vá pintar justamente essa parte, querendo isolar a parede.
3. Forre a bandeja de tinta
Muitas vezes, é preciso utilizar a mesma bandeja de tinta para aplicar várias tonalidades diferentes pelos ambientes da casa. Por isso, uma das dicas de pintura de paredes é forrar esse item com algum material que impeça com que a tonalidade vaze para a estrutura.
Assim como no ambiente, você pode utilizar uma infinidade de materiais, como plástico e papel-alumínio. Fique atento na hora de prender essa proteção para evitar que ela solte durante o movimento para pegar a tinta. Também vale renovar a camada protetora entre as demãos para garantir ainda mais eficiência.
Outro ponto importante é retirar o excesso de tinta que fica na camada protetora antes de tirá-la da bandeja. Isso evita que alguns respingos caiam na bandeja. Para tal, pegue o material escolhido e dobre de maneira que facilite a saída do líquido para o lugar desejado.
4. Confira a previsão do tempo
Pode parecer um pouco estranho, mas a previsão do tempo tem ligação com a pintura, principalmente se o processo for feito em paredes externas da casa. A recomendação é evitar dias chuvosos e úmidos, que podem atrapalhar a secagem da tinta e estragar o trabalho já feito.
Para garantir a forma correta de pintar parede, é importante fazer a pintura quando a temperatura está acima de 10º e abaixo de 40º. Dá para notar que a tarefa é prejudicada em climas extremos, então vale escolher aquele dia mais ameno para começar.
Outro detalhe importante é que a umidade do ar não pode estar acima de 90%. Isso porque alguns tipos de tinta podem secar com mais dificuldade nessa condição, principalmente se estiverem totalmente expostos às mudanças climáticas, como áreas externas e paredes próximas a janelas.
5. Calcule a quantidade estimada de tinta
Uma das dicas para pintar parede de quarto, sala, banheiro e outros ambientes é calcular a quantidade estimada de tinta para cada superfície ou ambiente. Dessa forma, você garante que não haja desperdício e gasta menos com os materiais.
É simples fazer esse cálculo! O primeiro passo é medir cada uma das paredes, multiplicando a altura pela largura. Caso elas tenham portas e janelas, retire o valor da área delas do cálculo final. Por fim, é só somar todas as superfícies para ter a metragem que precisa ser pintada.
A partir disso, é possível calcular a quantidade de tinta com base nas demãos necessárias para a cor não ter falhas e na metragem que o produto escolhido consegue cobrir. A Suvinil Fosco Completo, por exemplo, precisa de duas a três demãos e cobre de 17 a 422 m².
Faça a pintura da sua parede com a Suvinil!
Com as nossas dicas de pintura de paredes, fica muito mais fácil colorir todos os ambientes da sua casa. Aqui, na Suvinil, temos nosso Leque de Cores subdividido nas famílias Acentuadas e Acolhedoras, Brancas e Leves, Cinzas Neutros, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes e Neutras e Clássicas. Faça seu pedido e escolha a sua!
Aproveite também para conhecer o Encontre o Seu Pintor. Por lá, é possível escolher o profissional ideal seguindo três passos simples: digitar seu CEP, escolher um pintor e solicitar um orçamento. Acesse!