Você já ouviu falar em cromoterapia? Considerada uma terapia complementar, ela utiliza as cores para promover a cura e o equilíbrio do corpo. Isso porque os matizes têm vibrações específicas, que alteram a energia, tratando diferentes condições. Quer saber mais sobre esse conceito? Continue a leitura a seguir!
Como a cromoterapia funciona?
Entender como a cromoterapia funciona é mais fácil do que você provavelmente imagina. Os especialistas da técnica acreditam que a exposição do paciente a algumas cores pode restaurar o corpo, mesmo em situações de desequilíbrio físico, emocional e espiritual.
O mais interessante é que a cromoterapia pode ser aplicada de várias maneiras no dia a dia. Você pode usar roupas de determinada cor, óleos e água colorida no corpo. Veja algumas abordagens da técnica:
- luz colorida: é uma das formas mais comuns e populares. A luz da cromoterapia é gerada por meio de lâmpadas especiais, que emitem cores diferentes, diretamente em áreas específicas do corpo do paciente;
- roupas: usar roupas com as cores que fazem parte do tratamento da cromoterapia também é uma forma de apostar nessa técnica;
- água colorida: é tingida com um produto específico para ter a coloração desejada para o tratamento. Deve ser aplicada em compressas nas áreas indicadas.
- visualização mental: induzir o paciente a projetar mentalmente as cores, focando nas propriedades terapêuticas delas, também faz parte da cromoterapia.
Quais são os principais benefícios da cromoterapia?
Já deu para perceber que a cromoterapia envolve diversos processos. Os benefícios também são inúmeros, indo desde relaxamento corporal até a promoção da cura. Essa é uma ótima opção para quem busca reduzir o estresse, por exemplo, usando a cor verde ou a cor azul na cromoterapia.
Também é uma alternativa para diminuir a fatiga, usando cores estimulantes, como vermelho e amarelo. Você ainda pode usar a técnica para ter mais equilíbrio emocional. Existem relatos de que a cromoterapia também auxilia no alívio de dores, mas ainda não há nenhuma comprovação científica sobre isso.
Acredita-se que a terapia das cores pode ajudar no tratamento de algumas condições de saúde, promovendo o bem-estar e a vitalidade por meio da estimulação do sistema imunológico.
Efeitos das cores na cromoterapia
Após entender o que é cromoterapia e quais são os benefícios da técnica, que tal se aprofundar mais nos matizes? Afinal, cada um tem um efeito diferente sobre o corpo de acordo com essa prática. Veja as principais cores:
- vermelho: é muito ligado à energia, à estimulação e à vitalidade. Por isso, pode ser usado para aumentar a circulação sanguínea, estimular o sistema nervoso, promover mais ação e coragem na pessoa;
- amarelo: é relacionado ao poder mental, à clareza e à felicidade. Por isso, ajuda no fortalecimento da mente, no estímulo do sistema digestivo e no aumento do otimismo;
- laranja: conhecida por estimular a criatividade e a confiança, a cor laranja na cromoterapia ajuda na melhora do humor, no aumento da motivação e no alívio da depressão;
- verde: associado à saúde. Por isso, na cromoterapia, promove a harmonia emocional, aliviando o estresse e acalmando o sistema nervoso. É ideal tanto para alcançar quanto para manter o equilíbrio e a cura.
- azul: tem propriedades calmantes e relaxantes. Por isso, é ideal para quem busca reduzir a ansiedade, melhorar o sono e aliviar o estresse;
- roxo: conectado à espiritualidade e à transformação, ajuda a estimular a criatividade, a intuição e a conexão com o interior. É comumente usado no tratamento de dores de cabeça.
Traga as cores para a sua casa!
Você já sabe que as cores podem gerar efeitos muito positivos para o corpo. Elas também podem mudar os ambientes da sua casa. Estando confortável no seu lar, você tem a chance de encarar a rotina com mais energia.
Nosso Leque de Cores conta com uma seleção variada de tonalidades nos matizes. Para escolher a sua paleta dos sonhos, você pode seguir os conceitos da cromoterapia e ainda associar as cores que fazem parte de memórias afetivas positivas, especialmente em ambientes mais íntimos, como quarto e banheiro.
O nosso Guia de Escolha de Cores também ajuda a selecionar os matizes ideais, assim como nosso Estudo de Tendências, que apresenta paletas prontas, junto de nossas Cores do Ano.
Você também pode simular a pintura com o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor. Se preferir realizar uma simulação física, opte pela Tinta Suvinil Teste Sua Cor ou o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor.
Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!
Gostou de saber sobre a cromoterapia? Se quiser trazer novas cores para sua casa, conte com um dos nossos profissionais parceiros. É só acessar Suvinil Encontre Seu Pintor e escolher o prestador ou a prestadora de serviço mais próximo de você. Confira!
Imagem de capa: Derek Fernandes – Cores usadas: Marrom-luxo, Sossego Noturno e Despertar