Você sabe o que o vermelho-violeta, o amarelo-esverdeado e azul-violeta têm em comum? Todas são cores terciárias, também chamadas de intermediárias, por conta da natureza composta.
Como a cor terciária surge a partir da combinação de uma primária e outra secundária, pode pintar dúvidas de como utilizá-la no lar. Separamos algumas dicas e ideias para você se inspirar. Confira!
Como as cores são classificadas
Antes de tudo, vale entender como as cores são classificadas para aplicá-las da melhor maneira no seu projeto.
Cores primárias
As cores primárias são: azul, vermelho e amarelo. Elas possuem tonalidades puras, ou seja, não surgem da mistura de tons, nem podem ser desfeitas para formarem outras.
Cores secundárias
As cores secundárias surgem da mistura de cores primárias: laranja (vermelho e amarelo), verde (amarelo e azul) e roxo (azul e vermelho).
Cores terciárias
As cores terciárias são compostas por uma cor primária e outra secundária: vermelho-alaranjado (vermelho e laranja), azul-arroxeado (azul e roxo) e amarelo-esverdeado (amarelo e verde).
Círculo cromático
As cores primárias, secundárias e terciárias estão no círculo cromático, uma ferramenta útil para desenvolver a paleta do seu projeto.
As cores complementares aparecem em sentidos opostos no círculo cromático. Por isso, contrastam entre si. Já as análogas estão lado a lado, o que passa a sensação de continuidade. Ao usá-las no seu projeto, você pode criar combinações mais equilibradas, sem muito contraste.
Na inspiração acima, as cores Sinfonia e Lago Congelado são análogas, deixando o ambiente mais harmonioso. Já Calcita Alaranjada é complementar ao azul, gerando mais contraste.
Usar as cores terciárias do círculo cromático deixa o resultado mais divertido e ousado. Para manter o equilíbrio, você pode combinar cores mais neutras e claras.
Inspirações para o seu lar
Agora que você já sabe sobre círculo cromático, cores terciárias, secundárias e primárias, que tal observar inspirações para colocar essas informações em prática? Confira!
Banheiro
Além da sensação que você quer passar no ambiente, a escolha das cores pode influenciar a iluminação. Dependendo da combinação, o cômodo fica mais claro ou mais escuro.
Na inspiração de banheiro, os azuis Azul-Etéreo e Mar Mediterrâneo transmitem tranquilidade e calma, enquanto o amarelo Banana com Açúcar adiciona vivacidade. Existem várias nuances. No nosso Leque de Cores, você encontra os matizes:
- Amarelos;
- Laranjas;
- Vermelhos e Rosas;
- Violetas;
- Azuis;
- Azuis-Esverdeados;
- Verdes;
- Verdes-Amarelados;
- Cinzas;
- Beges e Marrons.
Quarto
Os quartos precisam transmitir personalidade, sem diminuir as sensações de tranquilidade e serenidade.
Nesta inspiração, o verde pouco amarelado Montanha Encantada remete à natureza. Uma pequena parte do teto foi pintada com essa mesma cor, o que colaborou com a amplitude visual, enquanto a decoração ficou clara e suave para equilibrar o ambiente.
Essa dica pode ser utilizada com outras cores terciárias, como azul-violeta e amarelo-esverdeado. Dependendo da sua estética favorita, é possível combiná-las.
Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!
Gostou de saber mais sobre as cores terciárias? Acesse o nosso catálogo e descubra suas tonalidades preferidas. Simule as opções escolhidas com o nosso Aplicativo Suvinil Teste sua Cor.
Em Suvinil Encontre Seu Pintor, você entra em contato com profissionais próximos à sua localização. É só colocar o seu CEP, selecionar um dos nossos parceiros prestadores de serviço e pedir pelo orçamento!
Imagem de capa: André Klotz – Cores usadas: Sol da Meia-Noite, Imensidão Azul e Marrom-Luxo