Criar combinações de cores harmônicas ao decorar um ambiente requer alguns conhecimentos sobre o tema. Entre eles, saber o que e quais são as cores secundárias.
A psicologia das cores afirma que elas provocam sensações diferentes quando aplicadas nos espaços. Cada cor pode evocar sentimentos como conforto, felicidade e tranquilidade. Quer saber mais sobre a harmonização e todas as cores secundárias? Então, leia este artigo.
O que é o círculo cromático?
O círculo cromático define quais são as cores secundárias. Ele é uma representação simples de todas as tonalidades que o olho humano percebe.
Geralmente, é representado por uma figura geométrica dividida em 12 partes, cada uma indicando uma cor. Para saber quantas cores secundárias existem, basta entender que divisão é composta por 3 cores primárias, 3 secundárias e 6 terciárias.
Quais são as cores secundárias do círculo cromático?
Roxo, verde e laranja são as cores secundárias do círculo cromático. Elas recebem essa denominação por serem formadas pela combinação de duas cores primárias em proporções variadas. Veja como fazer cores secundárias:
- amarelo + vermelho = laranja;
- vermelho + azul = roxo;
- azul + amarelo = verde.
Como combinar as cores de acordo com a posição delas no círculo cromático?
Agora que você já sabe quais são as cores secundárias, pode combiná-las de acordo com a posição delas no círculo cromático.
Como combinar cores análogas?
Você pode combinar cores análogas a partir da proximidade delas no círculo cromático. Amarelo, laranja e verde são vizinhos no círculo cromático, ou seja, formam boas combinações.
Como combinar cores complementares?
Você pode combinar cores complementares a partir da oposição delas no círculo cromático. O laranja está oposto ao azul, o verde ao vermelho e o amarelo ao roxo, por exemplo.
Como identificar as cores complementares decompostas no círculo cromático?
No círculo cromático, as cores complementares decompostas formam um triângulo. O verde, o vermelho e o azul são bons exemplos, assim como laranja, roxo e verde.
Quais cores secundárias usar na decoração?
Selecionamos alguns exemplos de cores secundárias do nosso leque para você pintar as paredes da sua casa.
Euforia Noturna
O roxo é uma das cores secundárias que mais chama a sua atenção? Então, o tom do nosso leque Euforia Noturna é ideal. Ele combina com opções mais claras e escuros. No espaço de Náthaly Ramos, ele aparece como um círculo ao redor da TV, contrastando com o verde Mercado de Coimbra e o Rosa-Blush.

Tropicália
Tropicália é o laranja ideal entre as cores secundárias. Por si só, o matiz ganha destaque nos espaços, mas esse tom específico é quase neon, como é possível perceber no ambiente do Histórias de Casa.

Fundo do Mar
Com Fundo do Mar, o ambiente ganha um toque delicado. Ele é perfeito para deixar o espaço mais iluminado e visualmente amplo a partir das cores secundárias. No projeto de Duda Senna, é possível ver o resultado.

Tijolo Queimado
O laranja Tijolo Queimado é perfeito para uma aura de conforto e aconchego com cores secundárias. Ele é mais escuro e fechado, ideal para qualquer ambiente da casa. Neste projeto de Jhenny Keller, ele combina com o laranja Amber e o branco.

Com a gente, tá fácil, tá em casa!
Agora que já conhece as cores secundárias, que tal escolher sua tinta no nosso site? Temos várias opções! Se pintar dúvida sobre a ideal, conte com a Suvinil Descubra Sua Tinta.
Imagem de capa: Náthaly Ramos – Cores usadas: Rosa-Bronzeado e Semente de Cardamomo