As cores quentes são excelentes opções para vários ambientes da casa. Elas são associadas ao calor do Sol, do fogo e do sangue. Por isso, inspiram energia em qualquer espaço. As bases primárias são: laranja, vermelho e amarelo. Os derivados também são considerados. Quer saber mais? Leia o conteúdo a seguir!
Vermelho
Não dá para falar sobre as cores quentes sem mencionar o vermelho. Representando a paixão, sempre que ele é faz parte de um ambiente causa um efeito interessante. Dependendo da quantidade de branco na composição, ele pode ser mais rosado, uma boa alternativa romântica.
Por ser uma cor quente mais intensa e, normalmente, escura, o vermelho deve ser usado de forma estratégica, em uma única parede ou em técnicas sutis (geométrica, meia-parede, etc). Tenha em mente que as nuances escuras diminuem visualmente os espaços.
No quarto feito por Duda Senna, é possível observar variações de vermelho com branco, que geram tons rosados e delicados. Uma das paredes combina três tons em blocos. Outra tem um padrão de listras alternadas.
Amarelo
A pintura com cores quentes também pode incluir o amarelo. A cor do Sol inspira alegria, otimismo e esperança, além de estar ligada à imaginação. Por esse motivo, o matiz fica bom em vários ambientes, desde áreas mais sociais até mais intimistas.
Assim como outras cores quentes, o amarelo tem várias nuances, dependendo da quantidade de branco na composição. Você pode apostar em tons mais vibrantes, que se destacam em detalhes, ou mais neutros, que geram um visual sofisticado.
Na cozinha de Julia e Ale, fotografada por Histórias de Casa, o amarelo Brilho Quente aparece com o verde Limão-Taiti em um móvel. O visual combina cor quente e cor fria.
Laranja
O laranja é um dos tipos de cor secundária, vindo da combinação entre vermelho e amarelo. Ele inspira humor, energia, vibração e entusiasmo. Assim, como outras cores quentes, tem várias nuances.
Com o laranja, é possível deixar os espaços mais extravagantes. Por isso, vale usar o matiz de forma estratégica, assim como o vermelho. As técnicas de pintura são ótimas opções.
No quarto infantil de Vanessa Ribeiro, o laranja Tamarindo aparece em destaque no teto, sem sobrecarregar o cômodo:
Como combinar as cores quentes?
As cores quentes transformam qualquer espaço. Por isso, o ideal é equilibrá-las, especialmente se optar por mais de uma. Elas combinam com tons frios, criando um contraste interessante.
Uma dica interessante é aplicar as cores quentes em móveis e objetos. Assim, elas se destacam, sem preencher as paredes da casa. Nosso catálogo tem vários produtos para superfícies de madeira, metal, azulejo e mais.
Conte com as nossas facilidades para escolher sua paleta!
Com tantas opções de cores quentes, como escolher as ideais para o seu lar? O nosso Guia de Escolha de Cores é uma ótima opção, contando com filtros exclusivos para guiar a sua busca. O nosso Estudo de Tendências apresenta paletas prontas e nossa Cor do Ano.
Use o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor para simular o resultado em poucos cliques. Opte pelo Adesivo Suvinil Teste Sua Cor ou pela Tinta Suvinil Teste Sua Cor para fazer a testagem ao vivo.
Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!
Agora, você já sabe quais são cores quentes e como usá-las na decoração. Aproveite para acessar Suvinil Encontre Seu Pintor e escolher um de nossos profissionais parceiros para ajudar na renovação do seu lar!
Imagem de capa: Histórias de casa – Cores usadas: Brilho Quente, Anos setenta e Valentino