As cores contrastantes são um verdadeiro truque de mestre quando o assunto é impacto visual. Elas são responsáveis por dar vida a composições, realçar detalhes e criar efeitos dinâmicos na decoração e na pintura.
Você já percebeu como algumas combinações de cores parecem vibrar aos nossos olhos? Isso acontece justamente pelo contraste entre elas. Porém, como identificar essas combinações poderosas? Vamos entender melhor!
Quais são as cores contrastantes
Os tons contrastantes, também chamados de cores complementares, são aqueles que, quando colocados lado a lado, criam um efeito visual forte e chamativo. Esse contraste é o que faz as cores parecerem mais intensas e vibrantes, tornando a combinação perfeita para quem busca um efeito marcante.
Para entender melhor, precisamos primeiro olhar para o círculo cromático, que é uma ferramenta essencial para qualquer pessoa interessada em trabalhar com cores. Ele é formado pelas cores primárias (vermelho, azul e amarelo), secundárias (verde, laranja e violeta) e suas variações. No círculo, as cores complementares são aquelas que estão posicionadas em lados opostos, criando pares de alto contraste.
Os três pares de contraposições
No mundo das cores contrastantes, existem três pares de cores que formam um contraste bastante presente. São eles:
- Vermelho e verde;
- Amarelo e violeta;
- Azul e laranja.
Essas combinações são muito utilizadas em diferentes áreas, pois criam harmonia e equilíbrio visual. Vale lembrar que, dentro das cores primárias e secundárias, existe uma infinidade de tonalidades; por isso, é possível explorar bem esses contrastes.
Se você quer manter a contraposição do azul e do laranja, por exemplo, é possível misturar azuis mais intensos e escuros com tonalidades laranjas mais claras. Desse jeito, dá para deixar a criatividade falar mais alto sem perder o contraste importante entre as cores contrárias.
Além das cores contrastantes, há também as análogas dentro do círculo de cores, que são aquelas que ficam lado a lado. Elas não criam tanto impacto quanto as complementares, mas proporcionam uma transição mais suave e harmoniosa.

As tonalidades Planeta Azul e Verde-garrafa usadas nesta inspiração, por exemplo, possuem um toque divertido e colorido, sem pesar o ambiente. Isso porque o azul e o verde estão posicionados lado a lado no círculo cromático, o que faz delas uma combinação mais harmônica.
As cores contrastantes na prática
Agora que você já sabe o que são cores contrastantes, vamos ver como as utilizar na prática com algumas inspirações de ambientes. Você também pode conferir o Leque de Cores da Suvinil para escolher o seu tom favorito.
Vermelho e verde
Essa é uma das combinações mais famosas, muito utilizada para dar um toque mais vibrante à pintura. Além disso, o vermelho e o verde podem criar um contraste sofisticado quando usados em tonalidades mais suaves ou em pequenos detalhes dentro de um ambiente.

Nesta inspiração, não só foram usadas cores contrastantes, como também elas foram aplicadas na mesma parede para intensificar essa contraposição. Como a sala de estar possui o vibrante das tonalidades Terracota e Espinafre, os móveis e as decorações são mais claros e neutros, para não pesarem o ambiente.
Amarelo e violeta
O amarelo e o violeta são ótimas opções de cores contrastantes que combinam. Isso porque o amarelo remete à luz e à alegria, enquanto o violeta dá um toque mais sereno e calmo ao ambiente.

Já nesta inspiração, as cores contrastantes foram usadas de uma maneira um pouco menos óbvia. O armário foi pintado da cor Sossego Noturno para contrastar com o teto amarelado, na cor Despertar. Assim como nesse ambiente, é também possível usar outras tonalidades para equilibrar o vibrante das cores complementares, que neste caso foi o Marrom-Luxo.
O círculo cromático e a psicologia das cores
Além de proporcionar um impacto visual interessante, as cores contrastantes também podem influenciar nossas emoções e sensações. Isso acontece porque as cores têm um papel importante na psicologia e podem transformar a atmosfera de um ambiente.
Se você deseja um espaço mais calmo e sereno, o azul é a melhor escolha, pois transmite tranquilidade e relaxamento. Já para um ambiente mais vibrante e cheio de energia, o laranja e o amarelo são ótimas opções. O vermelho, por sua vez, desperta sensações de paixão e intensidade, enquanto o verde remete à natureza e ao equilíbrio.
Saber como utilizar as cores contrastantes pode fazer toda a diferença na hora de criar um ambiente harmonioso ou uma composição de impacto. No entanto, isso não se limita apenas à escolha das cores: já pensou em fazer uma técnica de pintura diferente?

Nesta ideia de quarto, Sossego Noturno e Marrom-luxo foram usadas para evidenciar o contraste de cores mais claras com uma mais intensa e escura. Porém, além disso, o toque diferente e moderno ficou por conta da pintura quadriculada no teto. Essa técnica, apesar de parecer simples, dá uma cara totalmente nova ao ambiente.
Encontre outras inspirações de combinações
Seja usando cores contrastantes, seja utilizando aquelas mais harmônicas, você pode encontrar diversas inspirações para o seu lar no blog da Suvinil. Não deixe de explorar também nossa loja on-line e garantir uma linha completa de produtos para a sua reforma, desde tintas para paredes até para madeira.
Imagem de capa: Despertar, Marrom-luxo e Sossego Noturno