está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Imagem de ambiente colorido

Cores complementares: explore esse tipo de combinação na sua casa!

11/12/2024

Quando se fala em círculo cromático, a combinação entre cores complementares é uma das mais conhecidas. Mas aí, surge a dúvida: o que são essas cores? É sobre isso que vamos falar no conteúdo a seguir. Para conhecer mais sobre elas, continue a leitura!

O que são cores complementares?

Antes de entrar nos pormenores de uma combinação complementar, é preciso entender mais sobre o próprio círculo cromático. Ele nada mais é do que a reunião de todas as cores visíveis ao olho humano. Esses tons não estão organizados de forma aleatória: eles têm um posicionamento voltado para as combinações.

O círculo cromático conta com três cores primárias, três secundárias e seis terciárias, totalizando 12 matizes. É justamente aí que entram as cores complementares. São aqueles tons que estão localizados em lados opostos do círculo.

Ou seja, a combinação de cores complementares traz um contraste muito interessante para os ambientes e dá espaço para ambos os matizes brilharem na decoração. Porém, lembre-se sempre de manter o equilíbrio na hora de distribuir as tonalidades, ok? O ideal é que seja visualmente confortável para todos.

Aí você pode se perguntar: esse é único tipo de combinação que podemos tirar do círculo cromático? A resposta é não! Essa ferramenta permite escolher outros tipos de paletas, como:

  • cores análogas: do mesmo lado do círculo, trazendo mais uniformidade para a decoração;
  • tríade: cores equidistantes no círculo, ideal para trazer mais matizes ao ambiente;
  • monocromático: uso de várias tonalidades de um mesmo matiz.

Branco e preto

Ao observar o círculo cromático, cores análogas e cores complementares, você pode perceber que o preto e o branco não aparecem. Apesar disso, eles têm uma importância muito grande em qualquer tipo de combinação. Isso porque eles determinam um fator muito importante: a cromaticidade.

Quanto mais branco houver numa cor, mais dessaturada será. O contrário acontece com a presença do preto. É importante ter isso em mente, especialmente considerando os efeitos da iluminação nas cores complementares e análogas.

Inspire-se em combinações complementares

Agora que você já sabe um pouco mais sobre círculo cromático e cores complementares, é hora de se inspirar em alguns ambientes para replicar na sua casa. Veja quatro espaços:

Amarelo e azul

Amarelo e azul são dois matizes que causam um contraste incrível nos ambientes, sabia? Por isso, formam uma ótima combinação no círculo complementar. Nesse ambiente, uma das nossas cores do ano, Sossego Noturno, um tom azulado, está combinada com Seiva de Cajueiro, uma tonalidade amarelada. Ainda é possível ver outras cores, como Rosa-bronzeado e Lamparina.

Imagem de ambiente colorido
Cores usadas: Rosa-bronzeado, Sossego Noturno Lamparina e Seiva de Cajueiro

 

Verde e vermelho

Você com certeza já deve ter visto uma combinação entre esses matizes. Afinal, são as cores do Natal. Seu contraste traz um ar muito interessante e moderno para os espaços, e a junção dos tons vale para o ano todo. Veja nesse ambiente como o verde Semente de Cardamomo cai bem com o vermelho Marrom-luxo, que também é uma das nossas cores do ano.

Imagem de ambiente colorido
Cores usadas: Semente de Cardamomo, Vira-lata Caramelo e Marrom-luxo

 

Laranja e azul

Outra combinação interessante com cores complementares é a do azul com o laranja. Normalmente, o matiz azulado tem um tom mais calmo, que entra em total contraste com a alegria do laranja. É o caso desse quarto do Derek Fernandes, em que a parede na cor Polpa de Pêssego está bem à frente do encosto azulado da cama.

Imagem de ambiente colorido
Créditos: Derek Fernandes Westwing BR – Cores usadas: Polpa de Pêssego

 

Rosa e verde

O romantismo do rosa e a naturalidade do verde são outra combinação para qualquer espaço. Nessa cozinha do Histórias de Casa, Rosa-choque e Eclipse formam um contraste muito interessante, juntamente com a parede alaranjada.

Imagem de ambiente colorido
Créditos: Histórias de Casa – Cores usadas: Eclipse, Anos Setenta, Rosa-choque

 

Conte com nossas ferramentas para escolher a sua paleta

Com tantas combinações com as cores complementares, como escolher as melhores tonalidades para a sua casa? O Guia de Escolha de Cores é uma ótima opção, trazendo filtros exclusivos para uma busca guiada entre as tonalidades do nosso Leque.

O nosso Estudo de Tendências traz paletas prontas e a seleção das cores do ano, duas das quais você já conferiu nas nossas inspirações para esse conteúdo. Use o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor para testar as cores antes de pintar ou opte pela testagem física com a Tinta Suvinil Teste Sua Cor e o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor.

Com a gente é assim: tá fácil, tá em casa!

Pronto! Agora você já pode fazer suas combinações com cores complementares. Aproveite que está aqui e acesse a página Suvinil Encontre Seu Pintor para contar com ajuda profissional na sua pintura. É só colocar o CEP, escolher o pintor ou pintora e pedir um orçamento pelo WhatsApp. Confira!

Imagem de capa: Marrom-Luxo, Granola Matinal e Azul-mineral

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade