Na hora de escolher cores calmas para pintar as paredes de casa, muita gente acredita que basta optar pelas mais claras. Porém, na verdade, a capacidade de transmitir essa sensação não está apenas na claridade, mas na cromaticidade. Veja mais sobre o assunto a seguir!
Tons claros e cromaticidade
A luminosidade representa a quantidade de preto que uma cor possui na composição. Isso determina se ela é mais clara ou mais escura. Já a cromaticidade, também chamada de saturação, representa a quantidade de pigmento que uma cor carrega em si. Isso define se ela é mais ou menos vermelha, por exemplo.
Os tons claros com alta cromaticidade fazem com que as paredes passem mais energia. Por outro lado, tons com baixa cromaticidade têm menos pigmento nas composições, quase uma pitada de cor, transmitindo mais calmaria.
Escolha de um tom claro
Na hora de pensar na luminosidade da cor, a dica é escolher cores claras, mas nem tanto. Opte por aquelas levemente acinzentadas, por terem uma dose de preto na composição.
Essas cores calmas costumam ser chamadas de “sujas” ou “empoeiradas”. Como refletem um pouco menos de luz, elas estimulam a mesma região do cérebro responsável pelo relaxamento.
Para completar o clima de tranquilidade no espaço, vale combinar algumas superfícies texturizadas com a paleta, assim como iluminação indireta. Abaixo, estão alguns exemplos que podem ajudar você a escolher cores calmas para casa.
1 – Sala com cores calmas
Se você busca por cores calmas para sala, inspire-se no ambiente da imagem abaixo. Nele, diferentes nuances transmitem paz e tranquilidade.
A cor principal, Palito de Picolé, é a mais tranquilizante de todas por ter uma quantidade de preto na composição que a deixa mais cremosa. Os arcos em Sonho Bom e o teto em Pelo de Coelho pincelam uma dose de lilás e azul no ambiente.
2 – Área com beges texturizados
Quer fazer uma área com cores calmas? Apostar em beges texturizados é uma excelente opção. Na área retratada abaixo, você observa paredes em Barbante e teto em Berimbau.
Por serem caramelos dessaturados, ambos tons trazem boa quantidade de preto na composição, fazendo com que sejam menos luminosos. Isso passa a sensação de textura, intensificando a atmosfera acolhedora.
3 – Sala com rosas minerais
Outras opções para decorar a sala são os rosas minerais. Entre eles, estão Lichia, Rosa-Talco e Argila. Por serem neutros, pigmentados, quentes e rosados, formam um combo perfeito para quem busca serenidade.
Enquanto as duas primeiras cores calmas são mais luminosas e bem menos cromáticas, a última adiciona um toque de calor ao espaço. Ela é menos cromática, ou seja, tem baixa quantidade de vermelho na composição. Quando misturada ao pigmento preto, fica natural e calmante.
Duna também remete ao rosa com um aspecto avermelhado. Como você pode ver na imagem abaixo, além de tranquilidade, ele proporciona mais elegância e sofisticação ao cômodo.
4 – Único tom mais empoeirado
Nesta sala de jantar, Duna acalma só de olhar, por ser suave e pouco vibrante. Os móveis e os objetos de texturas naturais ajudam nessa missão. A luz natural que entra pelas portas e pelas janelas cria desenhos, intensificando as sombras na parede.
5 – Contraste calmante
Quer criar uma paleta de cores calmas que se complementam? Nesta pequena sala de jantar, Areia do Deserto e Ninho criam um contraste de baixo impacto na parede: um é mais claro, enquanto o outro é mais escuro.
Ao serem utilizados juntos, eles acalmam por terem saturação baixa. Mesmo que a faixa laranja transmita um pouco mais de vibração para o espaço, por estar em baixa proporção, abraça a calmaria da paleta.
6 – Ambiente colorido e tranquilo
Neste ambiente, o possível excesso que poderia ser criado pela combinação de Luz da Lua, Bolo de Nozes e Flor-de-Anis, três tipos de cores diferentes, não acontece. O motivo é que os tons têm luminosidade e cromaticidade próximas do mediano.
Isso significa que elas não são nem claras, nem escuras, nem vibrantes, nem dessaturadas. Os tons medianos são ótimos para ambientes tranquilos e com um pouco de personalidade.
Explore o nosso Leque de Cores!
É muito fácil escolher cores calmas para sua casa. Aproveite que está conferindo este conteúdo e acesse nosso Guia de Escolha de Cores. Nele, você pode usar filtros exclusivos para buscar a nuance ideal.
Para simular a tonalidade virtualmente na superfície desejada, utilize o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor. Se preferir ver o tom direto na sua parede, conte com o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor ou a Tinta Suvinil Teste Sua Cor.
Imagem de capa: Michell Lott