Você já parou para pensar nos tipos de pincéis para pintura de parede? Afinal, na hora de renovar os ambientes da casa, esse é um dos principais itens para garantir a qualidade e a beleza de cada superfície escolhida.
Pensando em ajudar com a escolha, a Suvinil preparou um conteúdo especial sobre os pincéis para pintura de parede. Vamos explicar um pouco mais sobre o formato e o uso indicado, além de dar dicas para você encontrar o modelo ideal para a sua reforma. Confira!
4 tipos de pincéis para parede
Escolher um pincel para pintar a parede pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, como saber qual é o mais indicado para cada tipo de material, técnica ou superfície? A seguir, listamos quatro modelos mais comuns e algumas características que podem facilitar a escolha.
1. Pincel com cerdas pretas
Procurando um pincel para acabamento de parede? O modelo com cerdas pretas é ideal para isso. Ele também é indicado para pintar detalhes, como cantos ou até algum tipo de desenho na superfície.
Em geral, é mais utilizado em superfícies de metal, alvenaria e madeira. Para conhecer melhor os tipos de pincéis para pintura de parede, é preciso entender o que pode ser aplicado com eles. O de cerdas pretas serve para vernizes, esmaltes sintéticos, zarcão e óleos.
2. Pincel com cerdas gris
Cerdas “gris” são aquelas que têm a aparência grisalha, por isso recebem esse nome. São boas para aplicação nas superfícies e acabamento perfeito na pintura. As tintas indicadas para esse tipo são látex, acrílica e PVA.
3. Pincel com cerdas brancas
Como o próprio nome sugere, ele conta com cerdas na cor branca. Esse é o pincel para recorte de parede, retoque na pintura, além de aplicação em cantos e vincos. A principal característica é a maciez das cerdas, que permite uma aplicação mais facilidade e suave.
Normalmente, pode ser utilizado em qualquer tipo de superfície, sendo uma opção curinga para a pintura de todas as paredes da casa. Porém, lembre-se: ele deve ser usado para aplicação de tinta esmalte e verniz.
4. Broxa
Outro tipo de pincel para pintar parede é a chamada “broxa”. Com tamanho maior que os modelos anteriores, ela é perfeita para aplicação de tinta à base de cimento ou cal. Isso porque, devido à textura, esses materiais podem danificar as cerdas pretas, gris e brancas.
Conheça os rolos para pintura
Outros tipos de pincéis para pintura de parede são os rolos. Com formato diferente dos demais, eles contam com um movimento giratório que facilita a aplicação da tinta em diversas superfícies, principalmente na pintura de pontos altos. Podem ser encontrados em duas formas: com pelos altos e baixos.
Os pinceis de pelos altos seguram mais a tinta, o que facilita a uniformidade das demãos. Por isso, são mais indicados para tintas à base de água, superfícies rugosas, absorventes ou ásperas. Já os modelos com pelos baixos oferecem menos respingo e podem ser usados com tintas à base de solvente.
Outra diferenciação está no tipo de material do rolo. Ele é mais encontrado em lã natural, lã mista e espuma. As duas primeiras são perfeitas para tintas à base de água, enquanto a última atende acrílicas e sintéticas. Dica: use o rolo de espuma apenas em paredes lisas.
Como escolher o pincel ideal?
Primeiro, é preciso definir o tipo de pintura que você pretende fazer. Isso se refere a detalhes, cores, tintas e até tamanho do ambiente desejado. Se você usar um pincel com um material ou uma superfície incompatível, pode ter um retrabalhado.
Para aumentar a vida útil dos seus pincéis, uma dica é lavá-los logo depois do uso, principalmente no caso de tinta à base de látex. Isso garante que o material não fique fixado nas cerdas, permitindo um novo uso. Depois, seque-os e deixe-os em um local arejado.
Fique atento ao tamanho do pincel para pintura de parede. O ideal é que ele tenha largura suficiente para cobrir o espaço de aplicação desejado, mas que permita que você controle o fluxo de tinta, principalmente na hora de aplicar detalhes, como formas geométricas e desenhos, ou até testar efeitos, como o degradê.
Para qualquer um dos tipos de pincéis para pintura de parede, é importante contar com uma bandeja de tinta. Ela facilita a hora de espalhar e coletar o produto para aplicar na superfície desejada, especialmente se optar por um rolo. Além disso, faça a demarcação da área pintada com fita.
Renove sua casa com a Suvinil!
Depois de conhecer todos os tipos de pincéis para pintura de parede, que tal escolher a cor ideal para sua casa com a Suvinil? Temos nosso Leque de Cores, dividido em seis famílias: Acentuadas e Acolhedoras, Brancas e Leves, Cinzas Neutros, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes e Neutras e Clássicas. Escolha a sua!
Imagem de capa: Apto 21.