Mesmo isolando o piso e tomando os cuidados necessários, uma vez ou outra nos deparamos com borrões ou gotas indesejadas no chão depois de uma pintura. Por outro lado, com a técnica certa, é possível removê-las de forma simples. Então, se você está em dúvida de como tirar tinta de parede do piso, fique tranquilo. Estamos aqui para ajudar!
Neste texto, você confere dicas práticas para se livrar desse problema quando a tinta estiver úmida e seca. Veja como evitar esse sufoco e ter um processo de pintura tranquilo.
Como tirar tinta seca do piso?
Se você deixar a tinta cair no piso e secar, o processo de retirada da substância da superfície pode ser um pouco mais difícil, mas possível. Em algumas situações, é preciso raspar os respingos com a ajuda de uma espátula, tomando cuidado para não estragar o solo.
Base água
Para tirar tinta de parede do chão à base de água, é indicado esfregar o local com uma esponja molhada e água quente. Caso a substância não saia com essa técnica, a dica é usar a espátula.
Base solvente
Para tirar tinta de parede no piso à base de solvente, é preciso substituir a água quente da técnica mencionada acima por Suvinil Aguarrás. Lembre-se de sempre tomar as precauções de segurança, usando EPIs como máscaras respiratórias, óculos de proteção e luvas.
Ao usar o produto no piso, deixe o ambiente bem ventilado. Lembre-se de seguir todas as instruções de uso do produto escolhido.
Como tirar tinta úmida do piso?
Se você deseja tirar a tinta do piso ainda fresca, o processo é muito mais simples. Nessa fase, o produto está mais maleável, fazendo com que a limpeza seja prática.
Base água
Se você usou tinta à base de água, a remoção no piso pode ser feita apenas com pano úmido. Lembre-se de esfregar com cuidado até retirar todos os respingos do local.
Base solvente
Se você usou tinta à base de solvente, a remoção no piso deve ser feita com Suvinil Aguarrás e pano.
Como evitar respingos de tinta no piso?
Agora que você já viu como limpar tinta de parede do piso, quer entender como evitar esse problema nas próximas pinturas? O processo de preparação da aplicação é fundamental. A dica é retirar tudo que for possível do ambiente.
Depois, forre todas as partes expostas e que não devem receber tinta com lona de plástico ou jornal, como rodapés e pisos. Para ajudar a fixá-los, você pode usar fita-crepe.
Outra possibilidade é investir em uma tinta com tecnologia antirrespingo. Em nosso catálogo, a Suvinil Fosco Completo é uma das opções que contam com essa inovação. A alternativa tem acabamento que disfarça imperfeições como ondulações e problemas de nivelamento.
O rolo antirrespingo também é uma solução para evitar muita sujeira. Fora isso, siga sempre a proporção de água indicada no rótulo da tinta. Caso você dilua mais que o recomendado, o produto pode ficar mais líquido e respingar com mais facilidade.
Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!
Após tantos detalhes, você já sabe como tirar tinta de parede do piso. Na hora da pintura, conte com um dos nossos parceiros para deixar tudo mais simples. Em nossa plataforma Suvinil Encontre Seu Pintor, você confere alguns trabalhos e escolhe o prestador de serviço que melhor o atende.
Aproveite e conheça o nosso Guia de Escolha de Cores, em que é possível encontrar a tonalidade ideal para o seu projeto em poucos cliques. Basta definir o matiz que você mais gosta, a intensidade que deseja e a sensação que gostaria de transmitir.