Quer descobrir como pintar parede para transformar o seu lar e dar mais cor às suas histórias? Que tal garantir algumas dicas antes de colocar a mão na lata? Separamos um tutorial especial para você não deixar nenhuma etapa de fora.
Apesar de contar com várias etapas, a pintura é mais do que parece. Entretanto, é importante seguir os passos corretamente e tomar certos cuidados para obter o acabamento ideal. Continue a leitura e confira o nosso tutorial.

Passo 1: escolha a tinta
O primeiro passo para pintar uma parede é escolher a tinta. A acrílica é mais indicada para esse tipo de superfície, graças à cobertura e à durabilidade. É possível encontrar uma variedade de versões, em diferentes tipos de acabamentos e atributos.
No nosso catálogo, você encontra versões nos três principais acabamentos: semibrilho, acetinado e fosco, além de tintas com ação antibactericida, secagem rápida e odor baixo. Na hora de tomar a decisão, procure por aquela que atenda melhor às suas necessidades. Utilize a nossa ferramenta para descobrir a ideal.

Passo 2: separe os equipamentos e os acessórios de pintura
Se você quer saber como aprender a pintar parede, comece reunindo os equipamentos e os acessórios certos. Para esse tipo de superfície, utilize os seguintes materiais:
- fita-crepe;
- lixas;
- trincha;
- rolo de pintura;
- bandeja;
- mexedor;
- papel ou lona para forrar o chão;
- tinta.
Não esqueça dos equipamentos de proteção individual: óculos de proteção, luvas, máscara semifacial e calçado fechado.
Passo 3: isole o ambiente
Com os equipamentos em mãos, é hora de isolar o ambiente em que a pintura de parede será realizada. Para isso, afaste os móveis e os objetos de perto da superfície. Cubra-os com lona para não manchar, nem sujar. A lona também é usada para forrar o chão.
Use a fita-crepe para proteger portas, janelas, espelhos e tomadas por inteiro. Também faça isso com as superfícies ao redor da parede, como teto, rodapé e cantinhos. Quando tudo estiver isolado, é hora de aprender como pintar a casa.
Passo 4: prepare a superfície
Na etapa de preparação da superfície, é fundamental certificar que ela está saudável, sem nenhuma patologia que possa interferir na cobertura e no acabamento, como infiltração, estufamento e mofo. Caso note algum problema, trate-o antes de pintar.
Durante a preparação, também é necessário tomar alguns cuidados especiais com determinados tipos de parede. Se a superfície for nova, é importante esperar a secagem e a cura do reboco, que dura 28 dias, antes de aplicar o Suvinil Selador Acrílico, que aglutina as partículas soltas e deixa a superfície pronta para a pintura.
Mofo
Cada tipo de parede possui um método específico de tratamento. Em casos de mofo, a de alvenaria, por exemplo, precisa ser lavada com água sanitária em uma mistura de 1:1 (água sanitária + água limpa). Espere agir por 30 minutos e secar naturalmente. Então, analise se o problema foi resolvido.

Imperfeições
Para paredes pintadas com imperfeições, recomenda-se retirar a tinta anterior, descascando com uma espátula, lixar e ajustar o nivelamento com massa acrílica antes de pintar. Para paredes descascando ou calcinadas, a dica é pintar após raspar ou lixar o excesso de cal e aplicar o Suvinil Fundo Preparador.
Manchas
Caso a parede esteja manchada por gordura ou graxa, por exemplo, aplique água e detergente neutro. Em seguida, enxague e aguarde a secagem antes de seguir com a pintura.
Passo 5: como pintar parede?
Antes de começar a pintar a parede, siga as instruções da embalagem da tinta para diluí-la corretamente e certifique-se das quantidades recomendadas de demãos. Depois, prepare a solução, despeje-a na bandeja e aplique.
Uma sugestão é começar a cobrir a superfície pelos cantos superiores, próximos ao teto. Depois, siga para o contorno de portas, janelas, tomadas e rodapés. Por fim, espalhe a tinta por toda a parede, de maneira uniforme. Lembre-se de usar o rolo para a cobertura geral.
Se quiser mais detalhes sobre como pintar parede com rolo, temos um tutorial em vídeo que explica como pintar parede. O Luca e a Maria Carol detalham o passo a passo desse processo. Confira!
Dê cores às suas histórias com as nossas tintas para a parede
Agora que você já sabe como pintar parede, que tal conhecer os principais tipos de tinta para parede disponíveis no nosso catálogo? Há mais de 60 anos no mercado, somos tradição e contamos com um gigantesco portfólio de produtos.
Quem busca por acabamento semibrilho para dar mais intensidade às cores pode investir na tinta acrílica premium Suvinil Toque de Luz. Já quem prefere acabamento acetinado, que oferece mais sofisticação à decoração, pode optar pela tinta acrílica premium Suvinil Toque de Seda.
Se a ideia é cobrir imperfeições e garantir alta cobertura, a tinta acrílica premium Suvinil Fosco Completo é a melhor alternativa. Já quem busca uma solução para superfícies com umidade, para evitar fungos e bactérias, pode apostar na tinta antibactericida Suvinil Família Protegida.
Confira todas as opções de tinta para parede do nosso catálogo e aproveite para acompanhar mais tutoriais de pintura aqui, no nosso blog.
Imagem de capa: Rosa-talco
Esse artigo respondeu sua dúvida?