Decidiu renovar as superfícies da sua casa e quer saber como pintar parede com textura? Apesar das diferenças em relação a uma parede lisa nova e outra já pintada, o processo é bem parecido. Você só precisa seguir os passos corretamente.
A textura é um composto de base acrílica, similar à massa corrida. Ao ser aplicada sobre a superfície, oferece um aspecto diferenciado, que lembra ranhuras e padrões. O produto está disponível em diferentes tipos. O mais conhecido é o grafiato — indicado para revestimentos com grânulos de quartzo e cristais minerais.
Para te ajudar a colocar a mão na massa e desvendar como pintar parede com textura, preparamos este artigo recheado de dicas e informações. Continue a leitura!
Materiais para pintura em textura
Antes de saber como pintar parede texturizada, é fundamental adquirir os equipamentos necessários para o processo.
Equipamentos de proteção individual (EPIs)
- Óculos de segurança;
- Máscara de proteção;
- Capacete;
- Calçado fechado;
- Luva de látex nitrílica.
Para a pintura
- Água;
- Sabão;
- Fita crepe;
- Lixas;
- Trincha;
- Rolo para parede com textura;
- Bandeja;
- Mexedor;
- Papel ou lona para forrar o chão;
- Tinta.
1. Proteja o ambiente
Depois de adquirir todos os materiais necessários, você já pode começar a trabalhar. O primeiro passo para pintar parede com textura é proteger o ambiente.
Para começar, retire todos os móveis presentes no espaço e use uma lona para cobrir aqueles que não puder mover. Depois, forre o pico com papel, jornal ou outra lona. Com a fita crepe, isole batentes de porta, cantos ou outros itens aparentes que não podem manchar.
2. Prepare a superfície
Assim que estiver com o ambiente protegido, você já pode preparar a superfície. Comece certificando-se de que ela está livre de patologias, como umidade, óleo e mofo. Se for necessário, trate-as. Depois, para garantir o acabamento ideal, deixe-a bem limpa com a ajuda de água e sabão.
Se quiser, antes de limpar, aproveite para corrigir desníveis e pedaços descascando com o auxílio de uma lixa. Vale lembrar que essa etapa é uma das mais importantes para quem deseja saber como pintar parede com textura, afinal, a preparação impacta diretamente a performance da tinta.
3. Comece a pintura
Com a parede limpa e seca, você já pode começar a pintar. Para isso, siga as instruções em relação à diluição da tinta indicada na embalagem, faça a mistura adequada, despeje em uma bandeja e pegue o rolo.
É comum se perguntar “como pintar textura com rolo?”. A resposta está na escolha do acessório e no aspecto da textura, ou seja, ao escolher a opção mais adequada, você não terá problemas. Em caso de paredes com textura mais rugosa, recomendam-se rolos com fios maiores de lã, por exemplo, que possuem alta capacidade de reter a tinta.
Além disso, por conta dos desníveis, é indicado passar de duas a três demãos de tinta na textura para a solução alcançar toda a extensão. Lembrando que, após a finalização, é mais difícil realizar correções nesse tipo de superfície.
4. Atente-se ao tempo de secagem
A última dica para quem deseja aprender como pintar parede com textura de outra cor é se atentar ao tempo de secagem da tinta. Normalmente, há especificações na embalagem a respeito do período necessário para a secagem ao toque, entre as demãos e finalizado. Sabendo disso, você evita manchas e obtém mais rendimento.
Suvinil: tudo o que você precisa para colocar a mão na massa
Gostou das dicas e já sabe como pintar parede com textura? Então, que tal conferir os produtos disponíveis na Suvinil e garantir tudo o que precisa para colocar a mão na massa?
Há mais de 60 anos no mercado, somos tradição e contamos um gigantesco portfólio de produtos, como acessórios para pintura, ferramentas de cores e diversas opções de tintas. Conheça!
Tintas para parede e outras superfícies
Se você deseja transformar as paredes da sua casa, não pode deixar de conhecer nossas tintas acrílicas premium. Em meio às opções, estão a Suvinil Toque Brilho, com acabamento semibrilho, a Suvinil Toque Seda, com acabamento acetinado, Suvinil Toque Fosco e Suvinil Toque Fosco Completo, com acabamento fosco.
Também há diversas tintas indicadas para madeira, metal e outras superfícies, como a Suvinil Multissuperfícies. Com acabamento acetinado, essa tinta epóxi à base de água possui ação antimofo e pode ser aplicada sobre madeira, metal, azulejo, pastilha, vidro e alvenaria.
Milhares de cores para explorar
Além da variedade de tintas, a Suvinil conta com um sistema exclusivo de cores, com mais de 2.000 tonalidades para explorar. Esses tons são subdivididos entre os matizes: Amarelos, Laranjas, Vermelhos & Rosas, Violetas, Azuis, Azuis Esverdeados, Verdes Amarelados, Cinzas e Beges & Marrons. Assim, fica ainda mais fácil escolher a sua favorita!
Viu só como a Suvinil pode te ajudar a colorir ainda mais suas histórias? Além das dicas sobre como pintar parede com textura, no nosso blog, você encontra diversos tutoriais e inspirações para transformar sua casa. Navegue e fique por dentro!