está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

vaso feito de cerâmica decorado em cima de banco representando como pintar cerâmica

Saiba como pintar cerâmica com dicas práticas!

18/06/2024

Antes de realizar uma pintura, é importante escolher os produtos corretos para cada área. Afinal, materiais diferentes requerem cuidados especiais. Você quer aprender como pintar cerâmica, mas não sabe por onde começar? Confira as dicas que reunimos a seguir!

Como escolher o produto ideal?

Assim como a madeira e o metal, a cerâmica precisa de um produto especial para garantir uma pintura de qualidade. A área pintada também faz a diferença. Por isso, existem tintas específicas para paredes, pisos e outras superfícies.

Se você for pintar cerâmica das paredes, aposte no Esmalte Suvinil Multissuperfícies. Para aplicações em pisos, conte com a Suvinil Pisos. A seguir, confira alguns detalhes sobre cada produto.

Esmalte Suvinil Multissuperfícies

Para aprender como fazer pintura em cerâmica, saiba que o Esmalte Suvinil Multissuperfícies é uma ótima opção para paredes. Ele possui proteção contra mofo e garante a intensidade das cores escolhidas mesmo após aquela limpeza rotineira.

Além da cerâmica, você pode aplicar esse produto em pastilha, vidro, madeira e metal. Isso vale tanto para áreas internas, como banheiros e cozinhas, quanto para áreas externas, como áreas gourmets e churrasqueiras. Com base água, a tinta conta com secagem rápida.

vasos de planta decorados representando como pintar cerâmica
Créditos: Michell Lott

Suvinil Pisos

Na pintura de piso cerâmico, a Suvinil Pisos é a número um. Com alta resistência, ela rende até 130 m² acabados, ou seja, aplicação completa, com todas as demãos. Além disso, dura na superfície, garantindo qualidade por muito tempo.

Ela pode ser usada em áreas internas e externas, como áreas de lazer, varandas e quadras poliesportivas. Além da cerâmica, a Suvinil Pisos é ideal para concreto rústico, liso e para repintura. Ela está disponível nas seguintes cores:

  • Branco Neve;
  • Vermelho;
  • Cerâmica;
  • Preto;
  • Amarelo Demarcação;
  • Cinza-Escuro Pisos;
  • Verde;
  • Cinza Pisos;
  • Concreto;
  • Concreto Puro;
  • Azul Pisos.

Passo a passo: como pintar cerâmica?

O primeiro passo para aprender a pintar cerâmica é escolher a técnica ideal para o seu projeto. É possível aplicar algumas técnicas para criar um visual bem criativo nos espaços. Algumas alternativas são: meia-parede, cabeceira pintada e formas amorfas.

Aproveite para conhecer outra técnica de pintura com Paulo Biacchi:

Para pintar parede ou piso de cerâmica, lembre-se de conferir as indicações para cada produto. Para facilitar, reunimos algumas dicas práticas para a tarefa. Veja a seguir.

1. Prepare a área e a superfície

Como pintar a cerâmica do banheiro, da sala, do quarto e de outros ambientes? Comece preparando a área! Demarque o que será pintado com fita-crepe (especialmente para as técnicas de pintura) e cubra o que não faz parte da área de pintura. Com tudo protegido, é hora de avaliar a superfície.

Se houver patologias, como mofo, ou falhas, como trincas, é importante tratar antes de iniciar a pintura. Assim, você evita que o tempo útil da aplicação diminua e garante mais aderência para a tinta. Certifique-se de que a área esteja bem limpa antes de usar o produto.

2. Faça a diluição

Caso seja necessário, faça a diluição do produto escolhido antes de aplicá-lo. No caso do Esmalte Suvinil Multissuperfícies, a proporção será de: 30% de água potável na primeira demão, 10% nas demais para massa acrílica, reboco novo e concreto novo e 10% em todas para alvenaria, azulejo, madeira, metal, pastilha e vidro.

Agora, para a Suvinil Pisos, a diluição é de 20% de água potável em todas as aplicações. Essa alternativa é muito mais sustentável e prática para quem não tem experiência.

3. Comece a pintar

Com um pincel, você pode cobrir cantos ou rejunte dos azulejos. Por ser menor, ele preenche bem essas áreas, sem deixar falhas. Em seguida, com o rolo, complete o resto da área, tomando cuidado para não deixar nenhum espaço em branco.

Lembre-se de conferir qual é o tipo de rolo usado na pintura no boletim técnico do produto. Para o esmalte, o rolo de espuma ou lã sintética de pelo baixo é o mais indicado. Já para a Suvinil Pisos, o rolo de lã é a melhor escolha.

Também confira qual é a quantidade indicada de demãos para o produto escolhido. Ambos os itens citados no conteúdo precisam de duas a três camadas para o resultado desejado.

cenário decorado com tinta incluindo vaso de cerâmica representando como pintar cerâmica
Créditos: André Klotz

4. Aguarde a secagem

Ao aprender como pintar cerâmica, outro ponto importante é aguardar a secagem indicada para o produto. Dessa forma, você evita refações e garante mais qualidade a pintura.

O Esmalte Suvinil Multissuperfícies seca em 30 minutos para o toque, 3h entre demãos e 7 dias para o resultado final. Já a Suvinil Pisos seca em 2h para o toque, 4h entre demãos e 72h para a pintura finalizada.

Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!

Agora, você sabe como pintar cerâmica e pode renovar sua casa. Para escolher a paleta, conte com os filtros exclusivos do Guia de Escolha de Cores. Com o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor, você simula os tons nas áreas desejadas.

A Tinta Suvinil Teste Sua Cor e o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor permitem a simulação ao vivo. A dica é colocá-los em áreas com variação de iluminação para uma melhor avaliação da cor no ambiente. Consulte nosso Estudo de Tendências para inspirar-se.

Se precisar de ajuda com a pintura, acesse Suvinil Encontre Seu Pintor. Na página, você pode solicitar um orçamento para um dos nossos profissionais parceiros com base no seu CEP. Confira e aproveite!

Imagem de capa – Créditos: Nani Rodrigues e Marcos Lôndero

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade