está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Saiba como calcular o rendimento de tinta

Saiba como calcular o rendimento de tinta

26/10/2023

  • Produtos citados

Uma das maiores preocupações de quem deseja fazer uma reforma é a quantidade de tinta utilizada na hora de pintar cada cômodo da casa. Nesse momento, surge a dúvida: será que só uma latinha de tinta é suficiente? Para ajudar a descobrir isso, neste texto, vamos explicar como calcular o rendimento de tinta.

O que é rendimento de tinta?

Fazer a tinta render para utilizá-la no maior número possível de pinturas é um desafio complicado, às vezes. Se você comprar muitas latas de tinta, pode desperdiçar material e dinheiro. No entanto, se comprar pouca quantidade, tem chance de repor novamente esse produto.

Por isso, saber exatamente como calcular o rendimento de tinta faz toda a diferença para alcançar o resultado esperado. Dessa forma, você também não tem gastos desnecessários, o que pode comprometer todo o orçamento e dificultar a reforma.

Por onde começar?

Antes de fazer os cálculos de rendimento, é preciso se atentar a alguns pontos importantes. Eles ajudam a ter uma ideia mais exata da quantidade de tinta necessária. A seguir, confira algumas dicas e saiba exatamente por onde começar.

1. Analise o seu ambiente

Antes de comprar as latas de tinta da Suvinil, o primeiro passo é analisar bem o local que será pintado. Verifique com qual material a superfície foi feita e em qual estado de conservação ela se encontra. Feito isso, passe para a etapa seguinte.

2. Escolha a tinta ideal

O próximo passo é definir o tipo de tinta usada na sua reforma:

  • tinta de látex PVA: bastante utilizada na pintura de ambientes internos;
  • tinta acrílica: pode ser usada tanto em áreas externas quanto internas. Assim como a anterior, essa é
  • solúvel em água. Você pode passá-las em diferentes superfícies, incluindo tijolo, concreto e gesso;
  • tinta lavável: oferece muita praticidade, uma vez que pode ser lavada facilmente depois;
  • tinta inodora: perde o odor poucas horas após a aplicação;
  • tinta epóxi: fabricada com água, oferece mais resistência e durabilidade, ideal para pisos, metais e vidros;
    esmalte sintético: feito à base de óleo vegetal, não se dilui em água, como ocorre com as outras.
mulher calculando o rendimento de tinta com ajuda de bandeja
Créditos: Raquel Durante

 

Como calcular o rendimento de tinta

Depois que você verificou a superfície e escolheu a tinta, o próximo passo é ler atentamente as informações sobre diluição de tinta, disponíveis na embalagem ou na descrição do produto. Vale ressaltar que cada produto possui uma quantidade própria de rendimento, que já vem especificada.

Para render mais, você pode escolher algum produto específico para esse propósito. A Tinta Suvinil Rende e Cobre Muito é uma boa alternativa para quem busca um item assim. A Suvinil Liquibase também pode ser adicionada a tinta e aumenta o seu rendimento.

Além de colocar essa informação de rendimento na própria embalagem do produto, a Suvinil também disponibiliza uma calculadora digital no site. A ferramenta pode ajudar a determinar a quantidade exata que você precisa.

Por que é importante saber o rendimento da tinta?

Ao calcular quanto a tinta rende, você sabe a quantidade de material que irá precisar em cada metro quadrado. O rendimento de tinta por m² látex é de 200 a 350 m² por passada.

Já o rendimento de tinta de 3,6 litros acrílica pode ser de até 100 m² por demão. Uma lata de tinta epóxi com essa quantidade de litros cobre 70 m² por passada.

Além de levar em consideração a quantidade de tinta necessária para cada metro quadrado, outro ponto importante para obter um cálculo correto é medir o tamanho da área total da parede. Para isso, você precisa descobrir qual é a largura e a altura exata da superfície.

Como calcular a quantidade de tinta

Agora que você já sabe como fazer o cálculo de rendimento, chegou a hora de calcular a quantidade de tinta que usará na sua reforma. Vem com a gente!

1. O primeiro passo é dividir a quantidade de rendimento que a sua lata de tinta oferece pelo número de passadas necessárias na sua parede;

2. Em seguida, você deve dividir o valor da área total pelo resultado do cálculo acima;

O resultado dessa segunda conta é equivalente à quantidade de tinta diluída que você precisa utilizar.

Gostou de saber como calcular o rendimento de tinta?

Além de saber como calcular o rendimento de tinta, no site da Suvinil, você encontra outros conteúdos interessantes que podem ajudar na reforma da sua casa, como dicas e tutoriais de pintura. Confira agora mesmo!

Imagem de capa:  Raquel Durante.


Tags Relacionadas

calcular rendimento
dicas
pintura

Produtos citados no texto


Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade