Assim, fica ainda mais fácil escolher entre inúmeras tonalidades e garantir a decoração ideal para os cômodos da sua casa. Ficou interessado e quer saber como tudo isso funciona? Não se preocupe! Neste artigo, separamos alguns detalhes e dicas sobre como usar a ferramenta. Quer conferir? Continue a leitura e aproveite!
O que é círculo cromático?
Antes de mais nada, você sabe o que é círculo cromático? Basicamente, trata-se de uma ferramenta utilizada para representar as cores percebidas pelo olho humano de forma simplificada. Dividido em 12 partes, cada uma representando uma cor, o instrumento é constituído por:
- cores primárias: são aquelas puras, ou seja, que não precisam de nenhuma combinação para existir — amarelo, azul e vermelho;
- cores secundárias: são formadas pela mistura das cores primárias — laranja, violeta e verde;
- cores terciárias: são compostas pela mistura das cores secundárias e variam em diferentes tons — vermelho-alaranjado, laranja-amarelado, amarelo-esverdeado, verde-azulado, azul-violeta e vermelho-violeta.
Justamente por simplificar e unir as principais tonalidades, o círculo cromático é muito utilizado por criativos das áreas de moda, arquitetura, design, publicidade, etc. Com o instrumento em mãos, os profissionais visualizam e criam a combinação de cores de forma mais precisa.
4 formas de combinar cores com o círculo cromático
Ao entender o que é e como se constitui, fica mais fácil descobrir como usar o círculo cromático. Para dar uma mãozinha, separamos formas práticas de combinar cores com a ferramenta. Veja!
1. Cores opostas ou complementares
As cores complementares estão posicionadas em sentidos opostos no círculo cromático. Isso significa que elas são usadas por quem busca por uma combinação contrastante na decoração.
Com essa técnica, você escolhe duas cores bem diferentes, mas que se complementam. Para isso, basta passar uma reta entre duas cores no círculo. Um exemplo dos tons opostos está expresso na imagem abaixo, representado pelos tons Meia-Luz (rosa) e Eclipse (verde).
2. Cores análogas
As cores análogas estão lado a lado no círculo cromático, ou seja, são variações da mesma tonalidade. Em geral, criam combinações equilibradas e podem deixar qualquer ambiente mais harmônico.
A razão disso é que, apesar de serem cores diferentes, possuem a mesma luminosidade e saturação. O ambiente abaixo é um exemplo dessa combinação, que utiliza tons rosados e alaranjados, especificamente com as cores Naturale (laranja), Bala Toffee (laranja), Citrino (amarelo) e Zimbro (vermelho).
3. Tríade
A tríade consiste na combinação de três cores equidistantes no círculo cromático, formando um tipo de triângulo. Justamente por unir tonalidades tão distintas, esse conjunto é perfeito para quem procura por uma decoração mais ousada e criativa.
Além de usá-la em pinturas tradicionais, que cobrem toda uma parede, é possível apostar na tríade para executar uma pintura orgânica divertida. Veja o exemplo abaixo, que utiliza as cores Waffle (laranja), Pote de Ouro (amarelo), Bala de Caramelo (laranja), Mar Calmo (verde), Piscina Particular (azul) e Barro Vermelho (vermelho).
4. Monocromática
Por fim, também é possível usar as cores do círculo cromático para criar uma composição monocromática, isto é, explorando a saturação dos tons, indo do mais claro ao mais escuro ou vice-versa.
Nesse caso, a ideia é escolher uma única cor e passear pelas diferentes saturações — ideal para quem quer investir em um degradê na parede, por exemplo. Aqui, vai mais uma inspiração usando as cores Chuva Gelada, Cerração, Azul Etéreo e Banho de Espuma (variações do azul).
Suvinil: dê mais cores as suas histórias
E aí, deu para entender como usar e para que serve o círculo cromático? Então, agora, que tal escolher seus produtos e já colocar a mão na massa? Há mais de 60 anos no mercado, a Suvinil conta com um portfólio recheado com tudo o que você precisa para dar ainda mais cores às suas histórias. Conheça!
Tintas para parede e outras superfícies
Pensando em decorar ou reformar as paredes da sua casa? Na Suvinil, você encontra tintas de qualidade, como a Suvinil Toque Brilho, com acabamento semibrilho, a Suvinil Toque Seda, com acabamento acetinado, e a Suvinil Toque Fosco Completo, com acabamento fosco. Todas oferecem excelente cobertura, maior durabilidade e alta aderência.
Ainda há opções indicadas para outros tipos de superfícies, como o Esmalte Suvinil Multissuperfícies. A tinta epóxi à base de água oferece acabamento acetinado e pode ser aplicada sobre madeira, metal, azulejo, pastilha, vidro e alvenaria, sem contar que possui atributos exclusivos, como secagem rápida e ação antimofo.
Milhares de cores para explorar
Quem busca por variedade ainda pode explorar milhares de cores ao optar pelas tintas da Suvinil. São mais de 2.000 tonalidades. Desse jeito, fica ainda mais fácil escolher suas opções favoritas.
Gostou e não vê a hora de começar a colorir os ambientes da sua casa? Não perca tempo! Confira todos os produtos disponíveis no nosso catálogo e aproveite. Se quiser mais dicas, é só continuar navegando pelo blog!