A casa vermelha é uma escolha descolada e intensa, que transborda personalidade. Em ambientes internos, como cozinha, quarto e sala, a cor deixa tudo mais vibrante e intenso, ideal para quem gosta de um visual mais ousado.
Quer apostar nessa cor para deixar o seu lar ainda mais vivo? Então, vem com a gente! Logo abaixo, detalhamos qual é o significado do vermelho de acordo com a psicologia das cores e trouxemos inspirações para você escolher qual ambiente da sua casa mais combina com ele.
Significado do vermelho na psicologia das cores
Na psicologia das cores, o vermelho é considerado bem intenso. Representa paixão e amor, mas também está ligado ao poder, ao fogo e ao desejo. Ele ainda desperta a vontade de liberdade e revolução. Por conta disso, é muito usado em movimentos sociais.
Nas possibilidades para a casa, os vermelhos-terrosos trazem uma sensação de calor que conecta com a vida. Eles remetem à terra, ao barro e aos pisos feitos de terra, mesmo quando aplicados em paredes.
Embora sejam menos vibrantes e saturadas do que as pessoas imaginam ao ouvir a palavra “vermelho”, essas tonalidades ancestrais carregam uma energia poderosa, porém sutil e ritualística. São ideais para quem deseja se sentir presente e com os pés firmemente plantados no chão.
Quando é usado na fachada de um imóvel, o vermelho inspira personalidade. Já internamente, na decoração ou nas paredes, a cor é estimulante, influenciando as pessoas a se movimentarem e conversarem. Por isso, é uma boa escolha para espaços de interação, nos quais você recebe visitas.
4 ambientes com vermelho para se inspirar
Quer deixar a sua casa vermelha, mas não por onde começar? Fique tranquilo. A seguir, separamos quatro inspirações de ambientes para você escolher qual mais combina com a decoração do seu lar. Confira!
1 – Cozinha
Que tal apostar na cozinha vermelha? A cor é a escolha certa para preparar uma refeição para os amigos ou a família enquanto bate um papo. No exemplo a seguir, ela foi usada na parte superior da parede e no teto, dando uma ideia de continuidade que amplia o ambiente, ideal para espaços menores.
A decoração do cômodo é completada com utensílios à mostra, que dão um charme superespecial. Também são usados prateleiras e escorredor de bambu, que dão um ar de aconchego. As plantas e o quadro minimalista finalizam o visual do espaço.
2 – Quarto
O quarto vermelho ainda é um tabu. Porém, pode ser a escolha certa para quem gosta de ousar e mostrar que a diversidade de cores é bem-vinda. Nesse exemplo, a tinta usada foi Vermelho Escarlate do nosso catálogo. Ela faz parte da nossa família Intensas e Vibrantes, formada por cores enérgicas.
A inspiração foi trazida diretamente das Tendências Suvinil 2018, que têm como objetivo expressar vivacidade. A decoração é minimalista e conta com poucos itens extras, já que a cor escolhida nas paredes já é cheia de personalidade. Entre os objetos, estão um quadro, um vaso com flores no mesmo tom e alguns livros que também seguem a mesma paleta.
3 – Sala
A sala vermelha também fica superaconchegante. Nesse caso, foi usada a tinta Terra Roxa, que convida os moradores a entrarem no cômodo. A tonalidade alaranjada remete ao calor da terra e à simplicidade, características que fazem as pessoas se aproximarem.
Integrante da família Acentuadas e Acolhedoras, a cor é um convite para cultivar relações mais próximas e celebrar as trocas. A decoração do espaço foi completada com detalhes, como tapete verde, plantas, vasos e almofadas de cores bem parecidas com a Terra Roxa.
4 – Sala de jantar
A tinta vermelha é uma boa escolha para a sala de jantar. No exemplo a seguir, a cor usada também foi a Terra Roxa, que deixou o ambiente superaconchegante. A mesa redonda deu mais espaço para o cômodo, favorecendo um bom espaço de circulação.
No chão, o piso de madeira traz bem-estar para o ambiente. Como o tom usado na decoração é intenso, os objetos estão presentes de forma sutil. Além de um pendente em uma cor neutra, há espelho e plantas que terminam de enfeitar o cômodo.
O vermelho combina com quais cores?
Na hora de escolher a paleta de tons para o seu lar, é preciso saber com quais a cor vermelha combina. Se você quer apostar no básico, tons neutros, como o preto e o branco, são perfeitos. Nessa categoria, o bege e o cinza também são ótimas alternativas. A seguir, você confere mais dicas de como combinar a cor vermelha em casa:
- tons neutros: bege, cinza ou marrom ajudam a suavizar a intensidade do vermelho, criando uma paleta harmoniosa. Experimente usar o vermelho como ponto focal e complementá-lo com tons neutros ao redor;
- tons complementares: a cor complementar do vermelho é o verde. Ao combinar as duas, você pode criar algo vibrante e ousado. Use diferentes tonalidades para adicionar profundidade e interesse visual;
- tons análogos: são aqueles próximos ao vermelho no círculo cromático, como laranja e rosa. Essas combinações criam uma paleta harmoniosa e energeticamente equilibrada;
- tons terrosos: como marrom e ocre complementam bem o vermelho, adicionando uma sensação de aconchego e rusticidade. Essas combinações são ideais para criar ambientes acolhedores e convidativos;
- intensidade e tom específico: também podem influenciar as combinações. Sempre faça testes para encontrar aquela que mais agrada aos seus olhos e se adapta ao seu estilo.
Tenha uma casa vermelha com as nossas tintas!
Viu só como o vermelho é uma ótima opção para ambientes internos? Então, que tal pintar a sua casa com a nossa ajuda? Baixe o nosso aplicativo Simulador de Cores e veja como as cores ficam nas suas paredes antes de comprar a tinta em nossa loja on-line.
Imagem de capa: Felco