As bolhas na parede são patologias mais comuns do que parece. Elas podem surgir por inúmeros motivos e precisam ser resolvidas rapidamente, antes que haja alastramento. Quer entender mais sobre o assunto? Explicamos aqui.
Quais são as causas das bolhas na parede?
A causa mais comum para o aparecimento de bolhas na parede após pintura é a umidade. Porém, não é a única: elas também podem surgir por conta de tinta de má qualidade, ausência de impermeabilização, excesso de sujeira e muito mais. Entenda cada motivo a seguir.
Umidade
As paredes com bolhas de umidade são causadas pelo acúmulo de água na tubulação e/ou pela infiltração de água no solo. O primeiro passo é identificar se há conexões hidráulicas próximas do local das bolhas. Caso tenha, existe uma grande probabilidade de ser um vazamento na tubulação.
Se o problema for o solo, as bolhas na parede aparecem bem próximas ao piso, em uma altura de um metro. A umidade do ar também pode ser um fator determinante para o surgimento dessa patologia, principalmente após chuva ou umidade acima de 85%.
Mofo
O mofo está diretamente relacionado à umidade. Antes de resolver as bolhas na parede, direcione atenção para a causa do surgimento da patologia. Se uma pintura nova foi aplicada em cima do mofo, as bolhas voltarão a aparecer.
Tinta
A tinta pode ser um fator determinante para o aparecimento de bolhas na pintura de parede. Se ela for velha, tiver má qualidade ou for aplicada em excesso, pode causar a patologia. Para evitar dores de cabeça, raspe toda a parede e remova completamente a tinta.
Caso a parede não seja limpa antes da pintura, a presença de poeira debaixo da camada de tinta é uma das principais causas das bolhas. Isso também vale para as superfícies que não foram previamente lixadas. Certifique-se de raspar e limpar toda a sujeira da parede antes de reaplicar a tinta.
Massa corrida
Então, o que dizer sobre as bolhas na massa corrida? Esse produto absorve água e “desmancha”, empurrando a tinta e ocasionando o surgimento das bolhas. Isso pode ser resolvido removendo a umidade e, em algumas situações, refazendo o reboco.

Como resolver?
Agora que você já sabe as principais possíveis causas, deve estar se perguntando: como consertar uma pintura com bolhas? Para isso, separe os seguintes materiais: espátula de aço, lixa, tinta, massa corrida (ou acrílica), luvas e máscara de proteção. Vale lembrar que algumas situações exigem reparos anteriores.
Para criar uma boa base para prosseguir com espátula de aço, raspe a área atingida e as imperfeições da parede. Analise se há buracos muito profundos e preencha-os com massa corrida. Durante todo o processo, use luvas e máscara de proteção.
Feito isso, é hora de impermeabilizar a parede. Você pode utilizar tintas impermeabilizantes ou produtos adequados para essa tarefa, como a Suvinil Fachada Protegida Emborrachada e o Suvinil Suviflex, ambos voltados para paredes externas e internas.
Depois, aplique uma camada de massa corrida ou acrílica para garantir um acabamento ainda melhor. Quando ela secar, lixe a parede para eliminar as imperfeições. Então, siga com a pintura com uma camada de tinta de sua escolha.

Como evitar as bolhas?
Quer evitar o reaparecimento das bolhas na parede? Prepare-a bem antes de iniciar a pintura. Independentemente do material em que ela foi construída, use um fundo preparador ou um fundo selador.
O primeiro fixa as partículas, preparando a superfície para receber e aderir à tinta. O segundo preenche as superfícies porosas, proporcionando mais rendimento e qualidade ao acabamento.
Dê cores às suas histórias com nossos produtos
Agora que você já sabe como tratar e evitar as bolhas na parede, que tal aplicar novas cores no seu ambiente? Você pode renovar a parede com uma tonalidade diferente. Acesse nosso Leque de Cores, organizado nos principais matizes do nosso catálogo!
Imagem de capa: Créditos – Duda Senna – Cores usadas: Cheiro de mato, Rio bonito, Abacaxi, Açucena e Riacho Doce.