Você sabia que as cores das emoções podem mudar o seu ambiente? Já pensou como a escolha das tonalidades certas pode alterar a energia de cada cômodo da sua casa? Se ainda não, descubra como diferentes matizes podem transformar seus espaços!
Compreender essa relação e como as cores influenciam nossos sentimentos pode ajudar na escolha das tonalidades ideais para o seu projeto. Assim, cada cômodo pode despertar sensações que variam de tranquilidade a energia. Vamos descobrir como?
Campos de estudo sobre as cores e as emoções
Muitos estudos já investigaram como os tons cromáticos têm impacto nas nossas emoções. A psicologia das cores, por exemplo, estuda como os diferentes matizes influenciam nossas percepções. Já a cromoterapia utiliza as cores das emoções de forma terapêutica, auxiliando no equilíbrio emocional e físico das pessoas.
Os estudos sobre a relação das cores com as emoções começaram há muito tempo. Em 1810, Johann Wolfgang von Goethe explorou como as cores podem influenciar nossos sentimentos e comportamentos em sua Teoria das Cores. Antes dele, Aristóteles já pensava que as cores eram uma característica dos objetos, assim como o peso ou a textura.
Mais tarde, no século XVII, Isaac Newton trouxe uma visão científica, mostrando que a luz pode se dividir em diferentes cores quando passa por um prisma. Esses pesquisadores abriram caminho para entendermos as cores tanto como fenômenos físicos quanto como algo que sentimos.
A influência das cores nas emoções
Você já percebeu como uma cor pode afetar seu humor? Essa relação entre sentimentos e cores é algo que está presente em muitos aspectos do nosso cotidiano, desde a maneira como nos sentimos em um ambiente até as escolhas de marcas e produtos.
Esse princípio é usado de forma estratégica em diversas áreas. No marketing, por exemplo, as cores das emoções são usadas para influenciar decisões e criar conexões com o público. Pesquisas mostram que tons quentes, como vermelho e amarelo, são escolhidos para atrair atenção e estimular ações rápidas.
Podemos perceber que elas influenciam desde o visual de marcas até os espaços onde passamos o dia, como a nossa casa. Você já notou como as cores podem transformar um ambiente? Na sala de estar, no quarto ou até no escritório, as tonalidades escolhidas podem gerar harmonia, reduzir o estresse e até inspirar energia.
Inspire-se nas cores das emoções
Na visão da psicologia das cores e até mesmo de algumas culturas, a escolha de um tom vai muito além da estética. Mas afinal, quais são as emoções que as cores transmitem? Vamos descobrir como diferentes combinações podem criar sensações e criar o ambiente perfeito para cada momento?
Azul, rosa, amarelo e cinza
Neste quarto, a combinação de Rosa-bronzeado, Sossego Noturno, Lamparina e Seiva de Cajueiro cria um ambiente com um equilíbrio de sensações. O Rosa-bronzeado aplicado no teto contribui com o aconchego do quarto, enquanto as paredes coloridas combinam equilíbrio, calor e tranquilidade.
Amarelo e azul
As cores das emoções podem ser sentidas no ambiente, com o piso nas tonalidades Brejo Seco e Vira-lata Caramelo, que evocam a serenidade da natureza. Os tons terrosos geram acolhimento, fazendo um contraponto com o toque de frescor da mesinha azul. Juntos, esses matizes geram a sensação de tranquilidade.
Marrom, verde e amarelo
A combinação das cores Semente de Cardamomo, Vira-lata Caramelo e Marrom-luxo traz aconchego e sofisticação para a sala. O tom marrom-avermelhado nas paredes cria um ambiente acolhedor e intimista, enquanto o Vira-lata Caramelo nos detalhes da janela adiciona um toque de energia suave.
Amarelo
A sala de jantar, com paredes na cor Despertar, transmite uma sensação de energia. Essa tonalidade faz parte da paleta Fragmentos Regenerativos, que está entre as nossas cores de 2025. A paleta combina tons inspirados pela reciclagem e a reutilização, revivendo materiais que seriam descartados.
Escolha a cor perfeita para os ambientes da sua casa
Agora que você descobriu inspirações incríveis, que tal conhecer o nosso Guia de Escolha de Cores? Nele, você pode usar o filtro, conhecer os matizes e definir o seu projeto. Assim, escolher o tom perfeito ficou mais simples com as nossas facilidades.
O guia ajuda a definir a tonalidade perfeita com base na luz, nas emoções que você deseja transmitir e na intensidade da cor. Passe por três etapas simples: escolha o matiz, ajuste a intensidade e finalize com a sensação que melhor se encaixa no ambiente.
Suvinil Teste Sua Cor
Ainda pintou dúvida? Conte com o nosso Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor, onde você consegue fazer simulações das paredes com as cores que preferir, tudo online. Se você quiser ir além e testar a cor diretamente na sua parede, o nosso Adesivo Suvinil Teste Sua Cor vai ajudar.
Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!
Quer saber mais sobre as cores das emoções? No nosso blog, você encontra artigos incríveis sobre psicologia das cores e garante as melhores dicas sobre decoração, incluindo inspirações e tutoriais. Aproveite!
Imagem de capa: Brejo Seco e Vira-Lata Caramelo