está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Leque Digital

Paleta de cores

Você já ouviu falar em paleta de cores? Ela reúne todas as tonalidades utilizadas em um projeto, de um ou vários matizes. Todas combinam de forma harmoniosa, transmitindo as sensações desejadas e criando uma identidade visual.

Sabendo o que é paleta de cores, o próximo passo é aprender como defini-la. Para isso, é preciso pensar no propósito e nas sensações que você quer transmitir no ambiente. Considere a harmonização dos tons com os móveis e outras partes do espaço, como o piso.

Utilize o Guia de Escolha de Cores

Para escolher as tonalidades ideais para o seu projeto, vale analisar a iluminação, as opções de tons e as sensações que deseja transmitir. Conte com o Guia de Escolha de Cores para facilitar esse processo. Quer saber como usar? Confira a seguir!

Matiz

Na ferramenta, você deve selecionar o matiz, ou seja, a essência da tonalidade, sem considerar a luminosidade e a intensidade. Nosso leque tem dez opções: Laranjas, Amarelos, Violetas, Vermelhos & Rosas, Verdes, Verdes-Amarelos, Azuis, Azuis-Esverdeados, Cinzas e Beges & Marrons.

Intensidade

Na sequência, selecione a intensidade da cor, que representa o nível de pureza e saturação. Isso está ligado à concentração da tonalidade e de outros tons presentes na mistura. Você deve escolher entre claro, médio ou escuro.

Sensação

As sensações que você deseja transmitir no ambiente também são importantes no momento de escolher a cor. Por isso, o último passo é definir se você deseja tons responsáveis por passar tranquilidade, energia ou aconchego.

Fundo da mistura

As tonalidades neutras, como cinza, bege e marrom, não têm muita pigmentação, sendo fáceis de combinar com outras cores. Caso você opte por elas, em vez de selecionar a sensação desejada para o ambiente, escolha a base do tom: azulado, violeta ou esverdeado.

Identifique as cores quentes e frias no círculo cromático

O círculo cromático reúne as cores que podem ser visualizadas pelo olho humano. Ele é dividido em 12 partes, entre tons quentes e frios.

Cores quentes

Quer que o ambiente transmita energia, calor e aconchego? Então, montar uma paleta de cores quentes é uma excelente opção. Juntas, elas podem formar uma belíssima decoração.

No círculo cromático, você as identifica facilmente. Elas estão lado a lado. As bases primárias para esses tons são: vermelho, laranja e amarelo. Alguns exemplos do nosso leque são: Cereja, Calcita Alaranjada e Sol Nascente.

Cores frias

Por outro lado, se você deseja passar serenidade, tranquilidade e calma, vale montar uma paleta de cores frias. No círculo cromático, elas estão opostas às quentes.

As bases primárias para esses tons são: azul, violeta e verde. Alguns exemplos do nosso leque são: Azul-Bebê, Folha de Gerânio e Brisa Sublime. Essas alternativas podem ser usadas na decoração da sua casa para deixar os ambientes com um ar relaxante.

Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!

Já sabe como montar uma paleta de cores? Para facilitar ainda mais a sua escolha, use o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor. Com ele, você simula o resultado na superfície desejada em poucos cliques. Caso queira fazer simulações diretamente no seu ambiente, use o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor e a Tinta Suvinil Teste Sua Cor.