Você já ouviu falar da tendência decorativa do teto colorido? Essa parte não costuma ser um ponto de atenção nos ambientes, mas com a ajuda das cores certas, é possível criar um décor totalmente novo e personalizado, dando destaque para esse espaço.
Quer investir na pintura de teto colorido? A Suvinil te ajuda! A seguir, listamos algumas dicas para você embarcar nessa tendência, incluindo sugestões de cores que podem combinar com essa parte da casa. Confira!
O que é importante na hora de fazer um teto colorido?
Existem diversas maneiras de fazer um teto colorido no quarto, na sala, na cozinha e em outros ambientes. Você pode pintar tudo de uma cor só e padronizar o décor, por exemplo. Também pode colocar tonalidades diferentes nas paredes e no teto ou deixar que o tom do teto invada um pouco o espaço da parede.
Seja como for, é importante observar qual é o tipo de teto. Os lisos facilitam a aplicação da tinta, mas também é possível fazer um teto colorido em um espaço com texturas. Essa é uma boa opção para esconder alguma imperfeição na estrutura.
Para escolher a tinta do teto colorido, entenda o ambiente em que ela será aplicada. Se a área tiver pouca umidade, como salas e quartos, você pode usar produtos mais tradicionais.
Agora, para cômodos úmidos, como banheiros e cozinhas, é bacana apostar em itens com tecnologia antimofo. A tinta Suvinil Tetos, por exemplo, previne mofo, o que garante a durabilidade da cor e a preservação do ambiente.
Passo a passo para ter um teto colorido
Hora de pôr a mão na massa e fazer um teto colorido na sala, no quarto, no banheiro, na cozinha, entre outros cômodos! A seguir, separamos um passo a passo para ajudar nessa tarefa.
1. Cubra o ambiente
É fundamental que todos os móveis e objetos sejam removidos do ambiente. As superfícies restantes devem ser cobertas por plástico. Isso deve permanecer durante todo o processo de aplicação e secagem para evitar manchas e preservar todo o cômodo.
2. Demarque a área para pintar
Em seguida, faça a demarcação do teto usando fitas adesivas. Isso permite que você não invada outros espaços, principalmente se a intenção é colorir as paredes com uma tonalidade diferente do teto. A dica é fazer uma borda mais larga, que possibilita alguns erros sem causar grandes impactos.
3. Prepare o teto
Um dos principais passos para aprender como pintar o teto é entender quantas demãos de tinta serão necessárias para cobrir tudo. Alguns tons mais intensos ou superfícies manchadas podem precisar de uma base antes da pintura. A Suvinil Fundo Preparador, por exemplo, é perfeita para isso e garante mais durabilidade para a tinta.
4. Pinte o teto
Os pincéis são essenciais para fazer o teto colorido. Como essa superfície é grande, o rolo é perfeito para cobrir tudo sem muito esforço. Porém, para os cantos e os detalhes, é bacana utilizar um modelo menor e que dê mais precisão.
Lembre-se de remover os excessos de tinta antes de pintar e aplicar a pressão correta ao fazer todas as camadas. Muita pressão pode deixar uma demão muito fina, mas o contrário pode gerar acúmulo e manchas.
É recomendado que você faça a pintura na direção da maior janela do ambiente para evitar que a luz dê destaque a algumas marcas da tinta. Espere o tempo de secagem e retire as fitas adesivas com muito cuidado para evitar que algumas lascas sejam retiradas do teto colorido.
Cores para o teto: como escolher a sua?
Depois de conhecer o passo a passo para fazer a pintura, está na hora de entender como escolher as cores para o teto. Tudo vai depender do estilo decorativo que você quer e da paleta de cores que optar para aquele ambiente. Seguir essa seleção de tons ajuda a dar mais identidade ao cômodo.
Tenha em mente que tons claros são mais recomendados para ambientes pequenos, já que passam a sensação de amplitude. No teto, isso se torna um grande aliado da iluminação natural e de lustres ou luminárias. Nesse sentido, as cores pastel costumam ser ótimas apostas.
Se você optar por um tom mais escuro, é bacana criar um contraste com o resto do ambiente usando tonalidades mais claras ou variações da mesma cor. Lembre-se que as cores intensas chamam mais atenção nos espaços, trazendo um ar sofisticado à decoração.
Outro ponto importante para escolher a cor é entender quais sensações ela transmite. Você sabia que o vermelho e o amarelo são perfeitos para a cozinha, por exemplo? Isso porque eles estimulam o apetite, o que explica a popularidade do uso no ramo alimentício.
Faça o seu teto colorido com a Suvinil!
O teto colorido é uma tendência que veio para ficar. Aqui, na Suvinil, é muito fácil encontrar a cor ideal para os seus ambientes. Isso porque nosso Leque de Cores é subdividido nas famílias Cinzas Neutros, Brancas e Leves, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes, Acentuadas e Acolhedoras, Neutras e Clássicas. Acesse e escolha a sua!