A chegada de uma criança é um momento muito especial para a família. Todo o planejamento para receber o novo membro é bem divertido, desde escolher roupinhas e brinquedos até montar o quartinho para ele. A pintura do quarto de bebê é um dos tópicos preferidos na hora de fazer esse cantinho.
Quer aprender como pintar quarto de bebê? A Suvinil pode ajudar. Por aqui, reunimos algumas dicas e inspirações para montar um ambiente muito especial, onde a família poderá criar memórias inesquecíveis com o pequeno. Confira mais a seguir!
A escolha da paleta de cores
A pintura para quarto de bebê começa pela escolha da paleta ideal de cores para o ambiente. Leve em consideração que cada cor transmite uma sensação, algo que guia os pequenos nesses primeiros momentos da vida. Azul e rosa, por exemplo, são supertradicionais, remetem ao frescor e à calmaria, respectivamente.
Porém, você pode escolher outros tons para a pintura do quarto de bebê. Os terrosos remetem ao natural, mas devem ser usados com equilíbrio para não sobrecarregar o local. O amarelo é bem interessante para ambientes infantis, já que deixa o espaço mais alegre e vivo.
Também é possível apostar no branco, uma das cores mais escolhidas pelos novos papais. Ele deixa espaço para a criançada mudar o ambiente ao longo dos anos, conforme gostos e preferências são definidos.
Várias combinações podem deixar tudo mais lúdico. Inclusive, apostar em técnicas diferentes de pintura é uma boa ideia se não há muito espaço para colocar objetos decorativos. O importante é escolher uma pintura de quarto de bebê feminino ou masculino agradável tanto para criança quanto para os pais. Você pode usar o Teste Sua Cor (adesivo ou tinta) ou o APP Suvinil para definir as cores.
3 técnicas de pintura para o quarto de bebê
Depois de escolher as cores, está na hora de definir como aplicá-las no ambiente, principalmente para o caso de combinação de tons. A seguir, listamos três ideias para pintar o quarto de bebê.
1. Parede geométrica
Quer deixar a pintura do quarto de bebê supermoderna? Então, aposte nas paredes geométricas. Você precisa desenhar as formas que deseja na superfície e cobrir o ambiente para evitar respingos indesejados. Depois, coloque fita adesiva para demarcar cada um desses espaços, facilitando a aplicação de tintas em diferentes cores.
O APP Simulador de Cores da Suvinil é perfeito para quem quer apostar nessa tendência. Com ele, você pode criar as formas geométricas na parede e simular as cores antes de começar a pintura. Assim, pode ver se elas combinam e garantir uma decoração especial.
Por fim, aplique as tintas nos espaços determinados. Espere o tempo completo de secagem do produto para retirar todas as fitas. Ao fazer essa remoção, tome cuidado para não estragar os desenhos prontos. Você pode até criar cenários, como montanhas e folhagens, usando as formas geométricas.
2. Meia parede
Outra ideia bacana é o quarto de bebê com meia parede pintada. Conforme o nome sugere, uma parte da superfície fica em uma cor e a outra em um tom diferente. É mais comum que isso seja feito na horizontal, mas também é possível aplicar na vertical.
Você pode deixar uma parte lisa e a outra com algum tipo de desenho. Essa é uma técnica muito útil para se orientar na hora de instalar prateleiras e nichos ou até colocar objetos decorativos. Nesse caso, você precisa dividir a parede com fita adesiva e pintar conforme queira. Espere secar e retire a demarcação com cuidado.
3. Parede desenhada
Uma técnica supercriativa é a parede desenhada. Como o próprio nome diz, você pode acrescentar alguns desenhos na superfície, de acordo com uma temática definida. Se quiser um quarto com decoração de princesa, por exemplo, pode desenhar um castelo e alguns seres mágicos.
Outra ideia é pintar a parede de azul e acrescentar algumas nuvens brancas. Existem alguns moldes que podem ajudar na hora de fazer os desenhos, mas você também pode imprimir e recortar as figuras. Para pintar, prenda os moldes na superfície e passe a tinta no espaço.
Como escolher a tinta para parede do quarto de bebê?
Ao escolher uma tinta para pintar o quarto de bebê, você deve ter em mente que o ideal é optar por um produto que não deixe odores. Afinal, isso pode prejudicar a saúde do neném. Os itens à base de água são ótimas opções sustentáveis e sem cheiro.
Outro ponto importante é escolher uma tinta lavável. Isso porque é provável que as paredes fiquem sujas, principalmente quando o bebê começa a crescer e usa as superfícies como apoio para andar ou ficar em pé, por exemplo. A tinta Suvinil Limpeza Total é uma ótima alternativa para isso.
Também é bacana escolher uma tinta para pintura do quarto de bebê que ofereça proteção contra bactérias, fungos e mofos que podem ficar nas paredes. Considerando que a criança está se desenvolvendo, é importante tomar esse cuidado. A tinta Suvinil Família Protegida tem essas características.
Faça o quarto do bebê com a Suvinil!
Viu só? É muito fácil fazer um quarto especial para o novo membro da casa. No Leque de Cores da Suvinil, você encontra diversos tons incríveis nas famílias Acentuadas e Acolhedoras, Brancas e Leves, Cinzas Neutros, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes e Neutras e Clássicas. Acesse e confira!
Imagem de capa: Leila Viegas.